Montadoras pedem que a EPA flexibilize as metas de emissão de Biden, alegando que os padrões atuais são inatingíveis
A Aliança para Inovação Automotiva representa algumas das maiores montadoras do mundo e está pedindo formalmente que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) flexibilize as regras de emissões aprovadas por Biden em 2024. A meta original prevê uma redução de quase 50% nas emissões de veículos leves até 2032.
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Essa exigência impõe que 35% a 56% das vendas sejam de carros eletrificados entre 2030 e 2032. A indústria, entretanto, afirma ser inviável a transição no prazo estipulado.
A Aliança, que inclui gigantes como General Motors (GM), Toyota e Volkswagen, apresentou um documento formal à EPA defendendo mudanças. As empresas afirmam que os padrões atuais “não são alcançáveis” devido a diversos fatores, entre eles destacam-se:
A indústria como um todo teme que os preços mais elevados dos veículos elétricos possam gerar um declínio de curto prazo na demanda, o que pode prejudicar a participação de mercado. Além disso, a situação pode se agravar com o fim iminente do crédito fiscal de US$ 7.500 para compradores de EVs, que expira no dia 30 de setembro de 2025.
A questão dos incentivos fiscais coloca em risco não apenas os fabricantes, mas toda a cadeia de suprimentos já construída em torno dos EVs. O debate principal reflete um dilema central no futuro automotivo: o da necessidade de combater as mudanças climáticas x a realidade prática da indústria.
A EPA já havia proposto revogar a regra que classifica emissões de gases de efeito estufa como risco à saúde humana, o que eliminaria a base legal para regulamentações de CO₂ nos EUA. Enquanto democratas e grupos ambientais pedem a manutenção das regras de Biden, as montadoras defendem que a EPA reescreva os padrões em níveis mais realistas, o que daria mais “certeza regulatória” para o setor.
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