Montadoras vendem dados de motoristas a preço de bala
GM, Honda e Hyundai vendem dados de clientes para a Verisk e, ainda por cima, por um valor surpreendentemente baixo
GM, Honda e Hyundai vendem dados de clientes para a Verisk e, ainda por cima, por um valor surpreendentemente baixo
As montadoras estão investindo cada vez mais na tecnologia e conectividade em seus carros e abusam da divulgação dos benefícios que essa característica pode proporcionar aos condutores. Porém, o que algumas delas não te contam é que estão coletando e vendendo os dados dos motoristas para terceiros.
Em março deste ano o The New York Times detalhou essa prática, em que os hábitos de direção estão sendo monitorados de uma forma que pode afetar seus prêmios de seguro. Agora, uma carta dos senadores norte-americanos Ron Wyden e Edward J. Markey para a Comissão Federal de Comércio reforça o que está sendo feito e como as fabricantes estão lucrando muito pouco com essa atividade.
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No documento, os senadores focaram em em três montadoras: GM, Honda e Hyundai, que venderam dados para a corretora de dados Verisk. Em seguida, a Verisk vendeu os dados para seguradoras de automóveis, ajudando-as a atribuir pontuações de risco.
De acordo com a carta, um dos produtos da empresa, que foi encerrado pela Verisk após a reportagem do NYT, classificou os hábitos de direção dos motoristas com dados coletados de carros conectados à internet.
Além da utilização de informações sem consentimento, o que mais causou choque foi o quão pouco os fabricantes realmente lucraram com a venda dos dados. Funcionários do gabinete do senador Wyden investigaram as três montadoras e descobriram que a Verisk pagou à Honda US$ 25.920, cerca de R$ 142.670, ao longo de quatro anos por informações sobre 97.000 carros, totalizando apenas R$ 1,47 por carro.
Já a Hyundai recebeu pouco mais de US$ 1 milhão, mais de R$ 5,5 milhões, por dados sobre 1,7 milhão de carros ao longo de um período de seis anos, totalizando R$ 3,23 por carro. A GM não revelou quanto recebeu, de acordo com o senador, embora um novo relatório desta semana publicado pelo New York Times sugere que a fabricante vendeu dados de mais de 8 milhões de carros.
Em comparação aos bilhões que essas montadoras faturam, essa quantia obtida com a comercialização dos dados dos motoristas é irrisória e foi o que causou maior indignação.
O veículo Car and Driver recebeu uma declaração da Hyundai sobre o relacionamento da marca com a Verisk. Na manifestação, a fabricante afirmou:
Lamentavelmente, a carta do senador Wyden descaracteriza as políticas de dados da Hyundai e as salvaguardas que ela implementou para garantir o consentimento do cliente para compartilhar informações sobre o comportamento de direção com as seguradoras. A carta também descreve incorretamente o consentimento do cliente necessário para o compartilhamento de dados sobre o comportamento de direção do cliente com a Verisk, uma provedora terceirizada de serviços de compartilhamento de dados.
As informações de ‘Drive Score’ baseadas no uso do veículo de cada cliente foram ativadas somente após o cliente ter optado afirmativamente pelo conjunto de serviços de carros conectados BlueLink da Hyundai. É importante observar que a Verisk não foi autorizada pela Hyundai ou pelo cliente a compartilhar os dados do Drive Score com as seguradoras até que o cliente consentisse afirmativamente com isso no site ou aplicativo de uma seguradora.”
Mesmo com esse termo de consentimento para o compartilhamento de dados, a carta se refere ao processo como “enganoso”.Os senadores pedem a investigação da prática dentro da indústria e responsabilização dos executivos seniores.
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