Morre Bird Clemente, o primeiro piloto profissional brasileiro
Um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro faleceu no domingo (01), aos 85 anos, em decorrência de uma infecção
Um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro faleceu no domingo (01), aos 85 anos, em decorrência de uma infecção
Morreu, neste domingo (01), o ex-pilogo Bird Clemente, um dos principais nomes do automobilismo brasileiro. Clemente faleceu aos 85 anos em decorrência de uma infecção.
VEJA TAMBÉM:
Conhecido por ter sido o primeiro piloto profissional brasileiro, Bird Clemente fez história nas pistas brasileiras e tinha uma intimidade única com o circuito de Interlagos. Entre as inúmeras conquistas, o piloto venceu provas importantes em seu traçado favorito, como as 24 Horas de Interlagos, de 1970.
Em nota a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) lamentou a morte do ex-piloto.
“É com profunda tristeza que a Federação Brasileira de Veículos Antigos recebe a notícia do falecimento do icônico piloto e antigomobilista Bird Clemente.
Sua paixão pelas pistas e seu talento excepcional sempre o destacaram como uma figura inspiradora no mundo do automobilismo.
Bird era um preservador da história do automóvel tanto pelo que fez nas pistas quanto em sua participação assídua nos eventos de veículos antigos.
Nossos pensamentos estão com sua família, amigos e admiradores neste momento difícil. Que ele descanse em paz e que seu legado continue a acelerar nas memórias daqueles que o admiravam”, fecha nota.
Bird também foi “tutor” de grandes nomes do automobilismo como os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi e José Carlos Pace. Ele também foi o primeiro piloto a receber salário no Brasil, quando foi contrato pela Willys. Clemente também era um ativista do antigomobilismo e participava de encontros e ajudou a manter a memória de carros clássicos nacionais.
Bird Clemente nasceu em 23 de dezembro de 1937, em São Paulo. Ele recebeu o nome em homenagem ao explorador norte-americano Richard Byrd. O ex-piloto deixa esposa e três filhos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |