Sete décadas depois, o V8 small-block da General Motors segue fazendo história como o motor mais produzido do mundo
Quando se fala no motor mais produzido do mundo, é natural imaginar um motor simples de quatro cilindros. Porém a história é outra, o motor mais fabricado no mundo é o V8 small-block da General Motors, que ultrapassou a marca de 113 milhões de unidades produzidas.
VEJA TAMBÉM:
Criado em 1955, o V8 small-block fez sua estreia na linha de picapes Chevrolet Task Force, com um design inovador para a época. Seu cabeçote com válvulas otimizadas melhorava o fluxo de ar e combustível para a câmara de combustão, o que aumentava a eficiência e entregava mais potência. O resultado foi um V8 pequeno, leve e versátil, rapidamente adotado por toda a linha Chevrolet.
Ao longo de sete décadas, ele não apenas sobreviveu, mas evoluiu e se manteve relevante. Hoje, a linha small-block já passou pelas gerações LS e LT, e segue em produção equipando veículos como o Chevrolet Silverado, Tahoe, Camaro, Suburban, Corvette, GMC Sierra e até o luxuoso Cadillac Escalade.
E se você não acredita, o Corolla é um dos carros mais vendidos do mundo, está há 60 anos no mercado e ultrapassou a marca de 50 milhões de unidades produzidas, ou seja, menos da metade do total alcançado pelo V8 small-block da GM.
A fidelidade da General Motors ao seu icônico V8 é notável. Ao contrário de outras montadoras que abandonaram esse tipo de motor em busca de soluções mais sustentáveis, a GM nunca deixou de produzi-lo.
Em maio deste ano, a empresa anunciou um investimento bilionário na fábrica de Nova York, que será responsável pela produção da sexta geração do small-block, com lançamento previsto para 2027.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |