A linha de peças para carros clássicos da marca japonesa irá colocar seu antigo motor 1.6 16v no catálogo, para restauradores e preparadores
Não são apenas as marcas alemãs de luxo que voltam a produzir peças para carros clássicos. A divisão Gazoo Racing da Toyota entrou nesse filão com a volta do motor 1.6 4A-GE, que era usado pelo icônico Corolla AE86.
A GR Heritage Parts anunciou a produção do bloco e do cabeçote do 4A-GE, com algumas melhorias, reforços, método de produção mais moderno e materiais mais avançados. Ele é feito já pronto para ser montado na longitudinal ou na transversal, para ser usado também em carros de tração dianteira.
VEJA TAMBÉM:
O motor 4A-GE é um 1.6 16 válvulas aspirado, com bloco em ferro fundido, cabeçote em alumínio e comando duplo sincronizado por correia dentada. No Sprinter Trueno AE86 mais potente esse propulsor rendia 130 cv, mas em modelos mais modernos de tração dianteiras ele chegou a entregar 140 cv.
Como a Toyota vende apenas o bloco e o cabeçote, sem os outros componentes, ela não divulga a potência dessa unidade moderna. Mas peças de preparação para esse motor é o que não falta no mercado internacional.
A Toyota também produz outras peças novas para o Corolla AE86, como o componentes da transmissão, freios, suspensão e até luzes de seta. No catálogo da GR Heritage Parts também há opções para duas gerações do Supra, quatro do Land Cruiser e para o primeiro supercarro da marca, o 2000 GT.
O lançamento oficial do motor 4A-GE moderno será no dia 13 de setembro, como parte das comemorações dos 30 anos de lançamento do mangá Initial D. Nessa obra o protagonista dirige um Toyota Sprinter Trueno AE86. Ela ajudou a popularizar o modelo no mundo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Legal seria um Corolla 1.6 manual e sem frescuras.