Motorista idoso, atenção! Abramet cria cartilha para aumentar sua segurança no trânsito
No maio amarelo, mês que conscientiza para a prevenção de acidente de trânsito, Abramet lançou cartilha voltara para o motorista idoso
No maio amarelo, mês que conscientiza para a prevenção de acidente de trânsito, Abramet lançou cartilha voltara para o motorista idoso
Como forma de garantir uma direção mais segura para o motorista idoso, a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e a Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) realizaram um amplo estudo e consolidaram o conhecimento atualizado em uma cartilha inédita, dirigida ao motorista acima de 60 anos e seus familiares.
O documento foi publicado dentro de iniciativas do Maio Amarelo, movimento nacional para conscientizar e engajar a população na prevenção de sinistros de trânsito. Dentre os assuntos abordados na cartilha para melhorar a segurança do motorista idoso estão assuntos relacionados à memória, visão e audição, e juntas e músculos. Confira algumas das dicas abaixo. A cartilha completa pode ser vista aqui.
VEJA TAMBÉM:
Diante da complexidade da direção veicular, os condutores mais velhos estão expostos a riscos no trânsito pelas mudanças naturais da idade e por problemas de saúde se não controlados. E a atenção e a memória é um desses riscos que pode prejudicar na direção.
Preocupações, alterações dos sentimentos ou até declínio cognitivo, são problemas de saúde que muitas vezes se iniciam com uma queixa de memória.
Se você, motorista idoso, ou seus familiares, estão te achando esquecido, desatento, triste ou irritado na maior parte do tempo, é importante ficar atento.
Apesar de estar sentado, a movimentação é constante quando se está no volante, e sentir dor ou dificuldade para mexer as juntas e partes do corpo podem atrapalhar a direção.
Essas dores podem ser alterações osteoarticulares ou neuromusculares, como osteoartrites, hérnias de disco e torcicolos. Situações comuns e que possuem tratamento.
Algumas doenças da vista são mais frequentes na pessoa idosa, como catarata, glaucoma e degeneração macular. Quando falamos da audição, a presbiacusia, uma piora da escuta relacionada a idade, pode aparecer.
Perto do sistema auditivo, na região interna da orelha, fica o labirinto, órgão que ajuda a manter o equilíbrio. Em caso de alteração, ele pode estar alterado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |