Motoristas de aplicativo podem ganhar isenção de IPI na compra de carros

Senado discute a isenção de IPI para motoristas de aplicativos e mototaxistas, corrigindo a desigualdade fiscal com os taxistas

motorista de aplicativo
PL 759/2022 busca equiparar o benefício de IPI de taxistas aos motoristas de aplicativo (Foto: Shutterstock | Reprodução)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 06/10/2025 às 08h00

O Senado Federal está avaliando um projeto que concede a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos utilizados para o trabalho de motoristas de aplicativos, mototaxistas e motofretistas.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

É essa a ideia do PL 759/2022, de autoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que busca equiparar esses profissionais aos taxistas, que já possuem esse benefício fiscal.

Atualmente, donos de táxi gozam de isenção federal e estadual. Na prática, conseguem adquirir veículos até com 30% de desconto.

VEJA TAMBÉM:

O tema está sendo discutido na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, onde já há parecer favorável ao projeto.

O senador Mecida de Jesus (Republicanos-RR) defendeu a proposta com base no princípio da isonomia, entendendo que motoristas de Uber e 99 merecem tratamento igualitário ao dos taxistas na aquisição de veículos

A medida reconhece a relevância desses trabalhadores no setor de mobilidade urbana, principalmente depois do período da pandemia, quando o serviço de transporte por apps foi essencial.

Como ficaria?

A isenção do IPI abrangeria:

  • motoristas de aplicativos, como Uber e 99;
  • mototaxistas;
  • motofretistas, os motoboys.

A regulamentação posterior definirá os documentos exigidos para comprovar que o comprador realmente usará o veículo para trabalho. Além disso, é possível que haja tempo mínimo de 3 anos antes que o beneficiário possa revender seu veículo, evitando a prática de comprá-lo com desconto e revendê-lo logo depois, com lucro.

Caso aprovado, o projeto pode reduzir os custos de aquisição de veículos para milhares de trabalhadores autônomos que usam o veículo como fonte de renda.

Além disso, a medida visa renovar a frota nacional, trazendo mais segurança, eficiência e até mesmo a redução de emissões, caso os condutores optem por modelos mais modernos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário