Mudança na Lei do Farol para uso diurno é FAKE NEWS
Depois da Lei da Cadeirinha, Senatran tem que esclarecer mais uma notícia falsa sobre mudanças na legislação
Depois da Lei da Cadeirinha, Senatran tem que esclarecer mais uma notícia falsa sobre mudanças na legislação
Recentemente, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) teve que desmentir uma notícia equivocada que estava circulando sobre modificações nas normas que regem a Lei da Cadeirinha. Agora, outra fake news está se espalhando pela internet, mas dessa vez sobre a Lei do Farol.
Algumas publicações têm divulgado que o uso de faróis durante o dia sofrerá supostas alterações e terá novas regras em 2025. Com isso, o órgão público foi obrigado a entrar novamente em ação para esclarecer que não houve nenhuma mudança na legislação.
VEJA TAMBÉM:
A obrigatoriedade do uso de faróis acesos durante o dia em rodovias ocorreu inicialmente pela Lei nº 13.290/2016. Depois disso, as normas sofreram alterações com a Lei nº 14.071/2020, que está em vigor desde abril de 2021. Desde então não houve nenhuma modificação oficial na Lei do Farol.
Atualmente a lei determina que:
O uso de faróis acesos durante o dia é importante, pois aumenta a visibilidade dos veículos, reduzindo o risco de colisões e atropelamentos. Essa iluminação é fundamental para a segurança, especialmente em estradas de pista simples, onde há maior possibilidade de ultrapassagens e tráfego nos dois sentidos.
O motorista que não seguir essa determinação pode ser multado por infração média, que resulta em 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 130,16.
Para evitar dúvidas e insegurança em relação às regras, a Senatran destaca que a divulgação de qualquer atualização na legislação de trânsito ocorre de forma ampla através de fontes oficiais. Para evitar desinformação, recomenda-se acompanhar mudanças apenas pelos canais do próprio órgão ou sites confiáveis.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |