Oficina Brasil apresenta dados da pesquisa feira e discutirá o papel da mulher na reparação automotiva em evento que ocorre em julho
Uma recente pesquisa feita pela Oficina Brasil levantou dados interessantes sobre a participação de mulheres no setor de reparos automotivos. Foi constatado um crescimento de 230% nos últimos seis anos. A presença feminina no setor saltou de 5% para 16,5%, no Brasil. Uma mudança significativa em um ramo tradicionalmente dominado por homens.
VEJA TAMBÉM:
Esse crescimento é evidente entre os profissionais mais jovens da área, o que demonstra que a renovação geracional pode ser um fator chave para a mudança. Entre os reparadores de até 24 anos, 43% são mulheres. Na faixa de até 29 anos, esse número tem uma queda para 37%.
Nas faixas etárias mais velhas, o número é bem discrepante, entre 50 e 54 anos apenas 2% são mulheres, e a partir dos 60 anos o número é quase inexpressivo.
A presença feminina não se limita à operação. O mesmo estudo mostra que 68% dos cargos de decisão das oficinas são ocupados por elas também, demonstrando que as mulheres se inseriram no ramo de reparos automobilísticos não somente em cargos de subordinação.
O diretor executivo da Oficina Brasil, André Simões, reforça que o papel das mulheres cada vez mais está mudando dentro do ramo.
Esse retrato geracional mostra como as oficinas estão se modernizando. Se antes as mulheres atuavam mais no apoio administrativo, hoje começam assumir papéis de gestoras e proprietárias.” afirma ele.
A presença feminina será um dos temas principais do Oficina Brasil Conecta 2025, maior evento técnico do aftermarket nacional.
O evento está agendado para acontecer entre os dias 25 à 27 de julho, no Transamérica Expo, e espera reunir cerca de 10 mil profissionais do setor automotivo.
André ainda afirmou que discutir como a presença feminina impacta esse meio é fundamental.
Só em 2024, o setor de reparação movimentou R$60,21 bilhões apenas em peças técnicas, deixando de lado serviços como funilaria, pintura e pneus. Discutir como a crescente presença feminina e outras evoluções impactam esse ecossistema é fundamental. O Conecta é justamente esse espaço de troca, capacitação e fortalecimento de toda nossa cadeia”, completou.
Alguns nomes das palestrantes já foram confirmados e entre elas se destacam: Eva Paiva, CEO do Instituto Mulheres V8 e host do MulherPod, Priscila Kagohara, fundadora da Oficina de Menina e Andiara Junqueira, especialista em RH automotivo e gestora da Oficina do Pitucha.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |