Mustang GTD bate recorde em Nurburgring, o ‘inferno verde’
O modelo se consagra sendo o primeiro norte-americano a realizar o feito, colocando-se no mesmo patamar que outros 6 europeus
O modelo se consagra sendo o primeiro norte-americano a realizar o feito, colocando-se no mesmo patamar que outros 6 europeus
O circuito Nurburgring Nordschleife, na Alemanha, é a referência do automobilismo para o desenvolvimento de carros esportivos. Sua pista faz com que tudo seja testado da forma mais extrema possível e por estes e outros motivos que o Mustang GTD, foi leio até lá. Como recompensa o modelo marcou a história ao ser o primeiro carro norte-americano a completar o “inferno verde” (como o circuito também é conhecido) em menos de 7 minutos. O acontecimento foi divulgado pela Ford na última terça-feira (10).
VEJA TAMBÉM:
Para ser mais exato no tempo de prova, o novo Ford Mustang GTD – o Mustang mais rápido da história – completou o circuito em 6m 57,685s. Quem estava no volante era o piloto Dirk Muller.
Apenas seis carros esportivos de produção em série já quebraram essa barreira de sete minutos. E o Mustang GTD é dono do quinto melhor tempo, segundo os registros oficiais de Nurburgring, cumprindo a meta estabelecida por Jim Farley, presidente da Ford, na apresentação do carro em agosto de 2023.
A equipe por trás do Mustang GTD usou o que aprendemos em décadas na pista e projetou um supercarro que pode competir com os melhores do mundo”, disse Jim Farley. “Estamos orgulhosos de ser a primeira montadora norte-americana a ter um carro capaz de completar uma volta em Nurburgring abaixo de sete minutos. Mas não estamos satisfeitos, sabemos que o Mustang GTD pode render muito mais. Por isso, voltaremos.”
Colocação | Carro | Tempo |
1º | Radical SR8 LM | 6:48,28 |
2º | Lamborghini Huracán Performante | 6:52,01 |
3º | Radical SR8 | 6:55 |
4º | Porsche 918 Spyder | 6:57 |
5º | Ford Mustang GTD | 6:57,68 |
6º | Lamborghini Aventador SV | 6:59.73 |
Baseado no Mustang GT3, o GTD traz um motor V8 5.2 com supercharger e cárter seco, capaz de atingir até 815 cv. Ele combina um câmbio de dupla embreagem de 8 marchas no eixo traseiro.
Sua carroceria usa fibra de carbono em componentes como capô, teto e para-lamas, enquanto o eixo cardã também adota o material. A suspensão ativa, inspirada no Ford GT, ajusta a altura do carro, oferecendo precisão máxima.
O modelo possui rodas de alumínio forjado ou magnésio como opcional, com pneus largos de 345 mm atrás e 325 mm na frente. É um carro de dois lugares, com componentes de titânio reciclados de caças F-22 Raptor no interior, como as borboletas do câmbio e o seletor giratório.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |