Navio com carros elétricos pegando fogo é abandonado no Pacífico

22 tripulantes evacuaram a embarcação com  ajuda de barcos marcantes e outros que passavam por lá. Nenhum registro de feridos foi oficializado

Navio com carros elétricos pegando fogo é abandonado no Pacífico
O Morning Midas segue envolto por fumaça (Foto: Guarda Costeira dos Estados Unidos | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 05/06/2025 às 12h30

O navio cargueiro Morning Midas foi abandonado no Oceano Pacífico após um incêndio fora de controle atingir a embarcação. O barco, que carrega cerca de 3 mil veículos, incluindo elétricos e híbridos, começou a pegar fogo na última terça-feira (3) a cerca de 480 km ao sul de Adak, no Alasca.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Segundo as últimas informações cedidas pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, nas últimas horas 22 tripulantes evacuaram a embarcação. Nenhum ferimento foi registrado.

VEJA TAMBÉM:

Navio com carros elétricos pegando fogo é abandonado no Pacífico (1)

Operado pela empresa britânica Zodiac Maritime e com bandeira da Libéria, o Morning Midas partiu de Yantai, na China, no dia 26 de maio, com destino ao porto de Lázaro Cárdenas, no México.

A embarcação de 182 metros de comprimento transportava um total de 3.048 veículos, sendo 70 totalmente elétricos e 681 híbridos, relatou o Carscoop com informações também obtidas pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Início de tudo

O navio com carros elétricos que pega fogo teve seu incêndio percebido na madrugada da terça-feira (horário local), após a detecção de fumaça vinda do convés. A tripulação iniciou os protocolos de emergência e utilizou os sistemas de supressão de incêndio da embarcação, mas não foi capaz de conter as chamas. O navio mercante Cosco Hellas e outras embarcações próximas, ajudam a evacuar.

Até o momento, o estado do incêndio permanece incerto, mas a fumaça ainda pode ser vista saindo do navio, que segue à deriva no Pacífico. Não há informações concretas sobre os danos à carga, embora seja provável que muitos dos veículos tenham sido comprometidos pelo fogo e pela temperatura extrema.

Este não é o primeiro navio com carros elétricos que pega fogo

Este não é um caso isolado. Em 2022, o navio Felicity Ace, carregado com 4.000 veículos de luxo — incluindo modelos Porsche, Bentley e Lamborghini — pegou fogo no meio do Atlântico. Após semanas em chamas, a embarcação afundou perto dos Açores, com prejuízo estimado em US$ 155 milhões. A fabricante Lamborghini, por exemplo, teve que retomar a produção do modelo Aventador, já fora de linha, para atender a um cliente afetado.

Navio com carros elétricos pegando fogo é abandonado no Pacífico (2)

Riscos de transportar carros elétricos

O transporte de veículos elétricos já é um desafio logístico às grandes marcas, tudo isso por causa das baterias de lítio. Em caso de incêndio no componente, não é possível apagar até que toda a “pilha” seja consumida. Caso haja componentes inflamáveis em volta, a tendência das chamas é espalhar.

As baterias de íons de lítio ainda podem entrar em runaway térmico, um processo de reação em cadeia que gera calor intenso, fumaça tóxica e alto risco de reignição — exigindo milhares de litros de água apenas para resfriamento.

Diante desses riscos, algumas operadoras marítimas já se recusam a transportar veículos elétricos. A norueguesa Havila Kystruten é um exemplo, citando o alto grau de inflamabilidade como fator decisivo. No entanto, com a tendência de crescimento global das vendas de EVs e híbridos, o setor de transporte marítimo terá que se adaptar a essa nova realidade.

O Morning Midas segue no mar, envolto em fumaça e sem previsão para aproximação para perícia e investigações.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 5 de junho de 2025

O veiculo à bateria não é movido à combustão!
Muito pior do que isso, ele é mesmo que é a própria combustão!!!

Avatar
Rodolfo 5 de junho de 2025

Se pega fogo em um navio, imagine na garagem de shopping, estacionamentos, condomínios, etc…

Avatar
Deixe um comentário