Primeiros navios a hidrogênio verde serão apresentadas na COP30

O navio atracado demonstrará neste primeiro momento a tecnologia apenas nas repartições de hotelaria e serviços

Explorer H1 navio a hidrogenio cop30 (1)
O Explorer H1 é o primeiro de um dupla de energia limpa (Foto: GWM | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 26/09/2025 às 19h00

O Brasil vai receber, durante a COP30 em Belém (PA), a estreia mundial dos primeiros navios 100% movidos a hidrogênio verde. O projeto é fruto da colaboração entre o Grupo Náutica, o Projeto JAQ Hidrogênio, Itaipu Parquetec e conta com tecnologia da GWM Hidrogênio FTXT, braço de inovação em energia limpa da montadora chinesa.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Explorer H1 navio a hidrogenio cop30 (2)

O Explorer H1, primeiro navio a hidrogênio desenvolvida pela JAQ, ficará atracado em uma ilha flutuante artificial montada pelo Grupo Náutica durante a conferência.

Neste primeiro momento, toda a hotelaria da embarcação, incluindo a iluminação, climatização, cozinha, lavanderia e sistemas de entretenimento, demonstrarão o uso do hidrogênio, Essas repetições serão alimentadas exclusivamente pelo combustível limpo, garantindo zero emissão de carbono durante o evento.

A tecnologia necessária para a utilização do hidrogênio foi fornecida pela GWM Hidrogênio FTXT, que atua como parceira estratégica no projeto.

Esse projeto demonstra como a tecnologia de hidrogênio deve ser um pilar da transição energética em diferentes modais”, destacou Davi Lopes, Head da divisão no Brasil.

Explorer H1 navio a hidrogenio cop30 (3)

O plano prevê ainda novas fases de desenvolvimento. Em 2026, o Explorer H1 ganhará propulsão híbrida a hidrogênio, capaz de reduzir em até 80% as emissões. Já em 2027, está prevista a entrada em operação do Explorer H2, uma embarcação ainda mais avançada, com capacidade de produzir seu próprio hidrogênio a bordo, tornando-se completamente autossuficiente.

Para Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e do Projeto JAQ Hidrogênio, a iniciativa mostra que o setor náutico pode ter papel central na descarbonização:

Em novembro vamos entregar a primeira fase, que já funciona com hidrogênio verde em toda a hotelaria. Em janeiro, daremos o próximo passo com os motores híbridos. E, em 2027, o Explorer H2 representará a navegação totalmente autossustentável”.

Explorer H1 navio a hidrogenio cop30 (1)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário