O navio atracado demonstrará neste primeiro momento a tecnologia apenas nas repartições de hotelaria e serviços
O Brasil vai receber, durante a COP30 em Belém (PA), a estreia mundial dos primeiros navios 100% movidos a hidrogênio verde. O projeto é fruto da colaboração entre o Grupo Náutica, o Projeto JAQ Hidrogênio, Itaipu Parquetec e conta com tecnologia da GWM Hidrogênio FTXT, braço de inovação em energia limpa da montadora chinesa.
VEJA TAMBÉM:
O Explorer H1, primeiro navio a hidrogênio desenvolvida pela JAQ, ficará atracado em uma ilha flutuante artificial montada pelo Grupo Náutica durante a conferência.
Neste primeiro momento, toda a hotelaria da embarcação, incluindo a iluminação, climatização, cozinha, lavanderia e sistemas de entretenimento, demonstrarão o uso do hidrogênio, Essas repetições serão alimentadas exclusivamente pelo combustível limpo, garantindo zero emissão de carbono durante o evento.
A tecnologia necessária para a utilização do hidrogênio foi fornecida pela GWM Hidrogênio FTXT, que atua como parceira estratégica no projeto.
Esse projeto demonstra como a tecnologia de hidrogênio deve ser um pilar da transição energética em diferentes modais”, destacou Davi Lopes, Head da divisão no Brasil.
O plano prevê ainda novas fases de desenvolvimento. Em 2026, o Explorer H1 ganhará propulsão híbrida a hidrogênio, capaz de reduzir em até 80% as emissões. Já em 2027, está prevista a entrada em operação do Explorer H2, uma embarcação ainda mais avançada, com capacidade de produzir seu próprio hidrogênio a bordo, tornando-se completamente autossuficiente.
Para Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e do Projeto JAQ Hidrogênio, a iniciativa mostra que o setor náutico pode ter papel central na descarbonização:
Em novembro vamos entregar a primeira fase, que já funciona com hidrogênio verde em toda a hotelaria. Em janeiro, daremos o próximo passo com os motores híbridos. E, em 2027, o Explorer H2 representará a navegação totalmente autossustentável”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |