Nem branco nem amarelo: por que agora os EUA testam as faixas laranjas?

Testes nas rodovias da Califórnia mostram que contraste visual aumentou atenção de 83% dos motoristas e reduziu velocidade no tráfego

l intro 1763576624
Faixas laranjas vêm sendo testadas em rodovias da Califórnia (Foto: Reprodução)
Por Júlia Haddad
Publicado em 21/11/2025 às 12h00

Quem trafega pela rodovia Interestadual 5, na região norte de San Diego, Califórnia, tem se deparado com uma novidade visual: um trecho de 6,4 quilômetros onde as tradicionais faixas brancas dividem espaço com marcações na cor laranja. A mudança faz parte de um programa-piloto do Departamento de Transportes da Califórnia, desenhado para reforçar o alerta de zonas em construção e ampliar a segurança viária.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A eficácia da medida se provou nos números: segundo levantamento do órgão, 83% dos condutores relataram aumento na atenção ao trafegar sob a nova sinalização. A pesquisa indicou ainda que o impacto visual foi suficiente para alterar o comportamento ao volante: 72% dos motoristas reduziram a velocidade intuitivamente e quase 75% consideraram as faixas mistas mais visíveis durante a noite do que a sinalização padrão.

VEJA TAMBÉM

A escolha da cor não é aleatória. Embora apenas o branco e o amarelo sejam homologados federalmente para faixas de rolamento nos EUA, o laranja já é universalmente associado a obras devido aos cones e placas de sinalização. Essa familiaridade permitiu que, mesmo sem campanhas prévias massivas, os motoristas do projeto Build North County Corridor entendessem o recado imediatamente.

O diferencial técnico deste piloto californiano, contudo, está na combinação de tintas. Experiências anteriores em estados como Wisconsin e Texas falharam porque a tinta laranja sozinha possui baixa refletividade à noite, tornando as faixas invisíveis no escuro.

Para solucionar isso, a Califórnia adotou um sistema híbrido: no sentido sul, a faixa laranja antecede a branca; no sentido norte, a faixa branca é “sanduichada” por duas linhas laranjas. Desta forma, garante-se a visibilidade noturna (pelo branco) e o alerta de perigo (pelo laranja), criando um contraste que pode se tornar padrão em rodovias futuras.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário