Embreagem da moto está dura? Saiba como acertar o neutro

Colocar a motocicleta no neutro na primeira tentativa não é uma tarefa fácil, mas quando a embreagem da moto está dura isso fica quase impossível

pedal embreagem moto
Pode chutar a vontade que a chance de errar sem essas manutenções são gigantescas (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Publicado em 08/07/2023 às 13h02

Se existe uma coisa ruim para o piloto é passar marcha de moto com pedal duro. O piloto tenta, chuta, e nada. Quando é para controlar o neutro então é melhor esquecer. Mas como então resolver esse problema e ter a embreagem da moto macia para acertar o neutro?

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Claro que é fundamental que os discos de embreagem, cabos, manetes e pedais estejam em bom estado, mas para isso tudo correr bem eles devem estar lubrificados. E é muito mais simples e barato mantê-los em bom estado com a manutenção preventiva.

Troca do óleo do motor

troca oleo moto1000km
A troca do óleo deve respeitar o manual do proprietário (Foto: Shutterstock)
  • A troca do óleo do motor é muito importante para ter uma marcha macia e até para tirar onda na hora de acertar o neutro. Embora seja chamado de óleo do motor, em motocicletas o lubrificante também passa pelo sistema de embreagem.
  • Quando ele está em dia as marchas fluem perfeitamente. Entretanto, se estiver passado do ponto as impurezas e a má qualidade podem gerar atrito e fazer a embreagem da moto ficar dura.

Lubrificação do cabo de embreagem da moto

cabo embreagem moto
Lubrificação evita que o cabo se quebre (Foto: Shutterstock)
  • Esse aqui é um passo simples que muitas vezes chega a ser esquecido pelos proprietários. Quando o cabo está seco, sem nenhuma lubrificação, ele tem que percorrer por todo o seu trilho sem nenhuma “ajuda” e isso faz com que as trocas sejam mais pesadas. O correto é mantê-lo sempre bem lubrificado.

Ajuste da embreagem da moto

Motociclista apertando a embreagem da moto
Se estiver muito curta, desconfie (Foto: Shutterstock)
  • A embreagem baixa também pode ser um dos responsáveis pelo pedal duro. Esse ajuste mal feito compromete a atuação dos discos e resulta nesse incômodo. Para não ter problemas em acertar o neutro, o melhor é sempre mantê-la em uma regulagem mediana. Nem alta, nem baixa
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