Iniciativa, desenvolvida em parceria com BOLDLY, Premier Aid e Keikyu Corporation, busca preparar um serviço comercial de transporte autônomo até 2027
A Nissan Motor anunciou o início de um programa-piloto de vans autônoma em Yokohama, em parceria com as empresas BOLDLY Inc., Premier Aid Inc. e Keikyu Corporation. Os testes ocorrerão entre 27 de novembro de 2025 e 30 de janeiro de 2026 em áreas urbanas da cidade japonesa.
A iniciativa prevê a operação de cinco veículos autônomos baseados na minivan Nissan Serena, que circularão de terça a sexta-feira, das 8h30 às 16h, com capacidade para até três passageiros por viagem. Serão 26 pontos de embarque e desembarque ao longo da rota.
VEJA TAMBÉM:
Um centro de monitoramento remoto, chamado “PLOT48”, será instalado no distrito de Minato Mirai para supervisionar as operações. O projeto busca identificar desafios técnicos e operacionais, além de desenvolver um ecossistema voltado ao lançamento de serviços comerciais de mobilidade autônoma, previsto para começar no ano fiscal de 2027.
Como parte do programa, a Nissan está recrutando até 300 participantes do público, que atuarão como monitores e poderão utilizar o serviço gratuitamente. Em troca, fornecerão feedback sobre a experiência, contribuindo para o aprimoramento do sistema.
Com base nos resultados dos testes, as empresas planejam lançar serviços comerciais de transporte autônomo sem motorista nos próximos anos, oferecendo uma alternativa de mobilidade segura, acessível e sustentável para os moradores de Yokohama.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |