Estilo urbano do novo Murano contraria a tendência off-road e faz a Nissan reduzir produção após acúmulo de estoque
A Nissan redesenhou o Murano para o modelo 2025 e apostou em um visual mais urbano e elegante, fugindo da tendência atual do mercado, que favorece SUVs e crossovers com aparência off-road. Essa escolha, apesar de ousada, aparentemente gerou um problema logístico e de vendas: os estoques do modelo estão se acumulando nas concessionárias norte-americanas.
Segundo a Automotiv e News, o Murano chegou a ter um estoque médio equivalente a cinco meses de vendas, o que levou a Nissan a oferecer incentivos financeiros entre US$ 1.000 e US$ 2.000 para cada unidade que as concessionárias aceitassem incluir em seu estoque.
VEJA TAMBÉM:
Em paralelo, a fabricante também decidiu reduzir sua meta anual de produção para 47.410 unidades, representando uma queda de 21% em relação à projeção anterior.
Essa foi uma estratégia arriscada. O vice-presidente de marketing da marca nos Estados Unidos, Jeff Pope, reconheceu que prever o desempenho de um SUV com apelo urbano é mais desafiador do que analisar modelos com perfis tradicionais, como o Pathfinder, que mantém suas vendas mais estáveis.
Apesar da alta quantidade de estoque, o Murano 2025 teve um bom início de vendas, com 8.702 unidades entregues no primeiro trimestre do ano, o que representa um crescimento de cerca de 84% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No entanto, esse crescimento reflete uma base fraca, já que o modelo anterior passou quase uma década sem grandes atualizações ou melhorias. De acordo com alguns revendedores, isso fez com que muitos consumidores fiéis migrassem da Nissan para outras marcas.
O novo Murano se destaca por detalhes como o sistema de climatização por toque, integrado a um acabamento em madeira texturizada, reforçando sua proposta urbana e sofisticada. Resta saber se esse novo posicionamento será suficiente para conquistar um público que, cada vez mais, busca crossovers robustos, com visual mais aventureiro e perfil off-road.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |