Os protótipos do SUV elétrico Ariya exibiram em Tóquio as funções semiautônomas do ProPILOT de próxima geração
A Nissan revelou, em Tóquio, a próxima geração do sistema de direção semiautônoma ProPILOT, prevista para chegar ao mercado japonês no ano fiscal de 2027, que termina em março de 2028.
Mais avançada que as versões atuais, a tecnologia combina sensores de última geração com inteligência artificial. A Nissan equipou os protótipos, baseados no SUV elétrico Ariya, com 11 câmeras, cinco radares e um sensor LiDAR instalado no teto. Esse conjunto permite detectar objetos a maiores distâncias e aumenta a segurança em alta velocidade e durante a noite.
VEJA TAMBÉM:
O novo ProPILOT utiliza o software Wayve AI Driver, que processa em tempo real os dados dos sensores, permitindo compreender o ambiente de forma ampla, antecipar cenários e reagir a mudanças repentinas, aproximando-se da condução de um motorista humano experiente. Entre as funções demonstradas estão conversão automática em ruas sem uso das mãos, mudanças de faixa autônomas e paradas para pedestres, com retomada automática do trajeto.
O gerente geral de tecnologias de assistência ao motorista da Nissan, Tetsuya Iijima, afirmou que o sistema se assemelha ao Full Self-Driving da Tesla, mas supera o rival ao lidar melhor com ruas estreitas e movimentadas de cidades como Tóquio. Já o diretor de tecnologia da montadora, Eiichi Akashi, destacou que a solução “proporcionará maior confiança e tranquilidade, aumentando a segurança não apenas para o motorista, mas para todos os usuários da via”.
Apesar dos avanços, o ProPILOT continuará classificado como um sistema de Nível 2 de automação, exigindo que o condutor permaneça atento e pronto para intervir.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |