Nova picape BYD vai competir com F-150 e Silverado

Marca chinesa planeja lançar uma caminhonete com o mesmo modelo de sua irmã menor e provavelmente será híbrida plug-in

BYD Shark 2025 azul frente parada
Picape maior que a BYD Shark deve ficar de fora dos EUA e desafiar a concorrência em outros mercados (Foto: BYD | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 24/02/2025 às 13h00

Depois do lançamento da Shark no ano passado e da promessa de uma picape compacta similar à Fiat Strada para o Brasil, vem aí mais uma picape BYD. A marca chinesa está investindo nesse segmento e para bater de frente com as caminhonetes já consagradas no mercado automotivo.

Enquanto a Shark compete com modelos menores como Ford Ranger e Toyota Hilux, a nova caminhonete deve rivalizar diretamente com a Ford F-150, Chevrolet Silverado e Toyota Tundra. As informações sobre a mecânica ainda não foram oficialmente divulgadas, mas as especulações pré-lançamento suspeitam de uma motorização elétrica, assim como a Shark.

VEJA TAMBÉM:

A picape BYD menor combina um motor 1.5 turbo com dois motores elétricos, que em conjunto entregam 437 cv e 65 kgfm, além de uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Dessa forma, se for a intenção da montadora, a caminhonete maior pode ser ainda mais potente, já que a chinesa constrói vários outros modelos PHEV ‘zangados’.

Um bom exemplo disso é o YangWang U8, que fornece 1.180 cv a partir de uma combinação de quatro motores elétricos permanentes e um motor de quatro cilindros 2.0 turbo. No entanto, não estamos prendendo a respiração para que esse motor em particular faça seu caminho para uma picape.

Com entraves nos EUA, picape BYD deve buscar outros horizontes

O segmento de caminhonetes como Ford F-150, Chevrolet Silverado e Toyota Tundra é um clássico dos Estados Unidos e faz muito sucesso no país. No entanto, é pouco provável que ele receba a nova picape BYD devido ao aumento de tarifas do governo Trump, que foi o mais recente golpe da investida contra os carros chineses.

Apesar disso, o modelo tem potencial para outros mercados importantes como a Austrália. Isso porque a maioria das caminhonetes que vão para lá tem que ser convertidas para a mão-inglesa, o que onera muito no preço final desses automóveis. Enquanto isso, a picape chinesa também virá com a opção do volante à direita direto da fábrica.

Em entrevista ao portal Drive,  David Smitherman, o CEO da distribuidora australiana da BYD, EV Direct, confirmou que o desenvolvimento da nova picape está em andamento, mas não deu uma data específica sobre quando ela poderá ser lançada. Quando questionado sobre a possível chegada do veículo, ele indicou que a data deve estar próxima ao lançamento de uma versão 2.0 da Shark, que chegará em 2027.

Além disso, ainda não é possível saber quais outros países receberão a picape, mas certamente existem chances da BYD trazer essa novidade para o Brasil com o objetivo de dar continuidade para sua expansão no mercado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário