Nova picape BYD vai competir com F-150 e Silverado

Marca chinesa planeja lançar uma caminhonete com o mesmo modelo de sua irmã menor e provavelmente será híbrida plug-in

BYD Shark 2025 azul frente parada
Picape maior que a BYD Shark deve ficar de fora dos EUA e desafiar a concorrência em outros mercados (Foto: BYD | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 24/02/2025 às 13h00

Depois do lançamento da Shark no ano passado e da promessa de uma picape compacta similar à Fiat Strada para o Brasil, vem aí mais uma picape BYD. A marca chinesa está investindo nesse segmento e para bater de frente com as caminhonetes já consagradas no mercado automotivo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Enquanto a Shark compete com modelos menores como Ford Ranger e Toyota Hilux, a nova caminhonete deve rivalizar diretamente com a Ford F-150, Chevrolet Silverado e Toyota Tundra. As informações sobre a mecânica ainda não foram oficialmente divulgadas, mas as especulações pré-lançamento suspeitam de uma motorização elétrica, assim como a Shark.

VEJA TAMBÉM:

A picape BYD menor combina um motor 1.5 turbo com dois motores elétricos, que em conjunto entregam 437 cv e 65 kgfm, além de uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Dessa forma, se for a intenção da montadora, a caminhonete maior pode ser ainda mais potente, já que a chinesa constrói vários outros modelos PHEV ‘zangados’.

Um bom exemplo disso é o YangWang U8, que fornece 1.180 cv a partir de uma combinação de quatro motores elétricos permanentes e um motor de quatro cilindros 2.0 turbo. No entanto, não estamos prendendo a respiração para que esse motor em particular faça seu caminho para uma picape.

Com entraves nos EUA, picape BYD deve buscar outros horizontes

O segmento de caminhonetes como Ford F-150, Chevrolet Silverado e Toyota Tundra é um clássico dos Estados Unidos e faz muito sucesso no país. No entanto, é pouco provável que ele receba a nova picape BYD devido ao aumento de tarifas do governo Trump, que foi o mais recente golpe da investida contra os carros chineses.

Apesar disso, o modelo tem potencial para outros mercados importantes como a Austrália. Isso porque a maioria das caminhonetes que vão para lá tem que ser convertidas para a mão-inglesa, o que onera muito no preço final desses automóveis. Enquanto isso, a picape chinesa também virá com a opção do volante à direita direto da fábrica.

Em entrevista ao portal Drive,  David Smitherman, o CEO da distribuidora australiana da BYD, EV Direct, confirmou que o desenvolvimento da nova picape está em andamento, mas não deu uma data específica sobre quando ela poderá ser lançada. Quando questionado sobre a possível chegada do veículo, ele indicou que a data deve estar próxima ao lançamento de uma versão 2.0 da Shark, que chegará em 2027.

Além disso, ainda não é possível saber quais outros países receberão a picape, mas certamente existem chances da BYD trazer essa novidade para o Brasil com o objetivo de dar continuidade para sua expansão no mercado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário