Nova plataforma elétrica Stellantis tem ‘plano B’ a gasolina
A nova estrutura garante comportar modelos pesados, esportivos utilitários e tem uma autonomia de até 800 km/h
A nova estrutura garante comportar modelos pesados, esportivos utilitários e tem uma autonomia de até 800 km/h
Uma nova plataforma Stellantis dedicada a veículos elétricos (BEV), denominada STL Large, foi lançada pelo grupo na última sexta-feira (19). Prometendo uma autonomia de 800 km, a plataforma oferece máxima flexibilidade para abranger diversos modelos nos segmentos D e E, incluindo carros, crossovers e SUVs. Além de tudo, a nova tecnologia não comporta exclusivamente elétricos, mas também híbridos.
VEJA TAMBÉM:
A STLA Large apresenta uma bateria incorporada de 118 kWh, eficiência de carregamento de 4,5 kWh por minuto e uma aceleração de 0 km/h a 100 km/h, em cerca de 2 segundos. Disponível em arquiteturas de VE com baterias de 400 volts e 800 volts, destaca-se como a plataforma nativa de BEV mais flexível da indústria.
Projetada para ser a base de oito lançamentos de veículos entre 2024 e 2026, as marcas Dodge, Jeep, Alfa Romeo, Chrysler e Maserati serão as primeiras a adotar a nova plataforma Stellantis. A STLA Large, parte das quatro plataformas globais de BEV da Stellantis, é essencial para alcançar as metas ambiciosas do plano estratégico Dare Forward 2030.
Como diferencial da plataforma está sua flexibilidade, que a permite fazer ajustes nas dimensões-chave, como distância entre eixos, comprimento e largura, atendendo aos diversos requisitos de desempenho e conforto. Empregando materiais avançados de alta resistência, a nova plataforma Stellantis otimiza peso e rigidez para oferecer desempenho de categoria superior.
Com uma ampla gama de opções de bateria, a plataforma busca equilibrar autonomia e custo, inicialmente oferecendo baterias com classificações energéticas entre 85 e 118 kWh.
A Stellantis irá investir mais de € 50 bilhões em eletrificação na próxima década, visando atingir metas ambiciosas de vendas de veículos elétricos na Europa e nos Estados Unidos até 2030. Com planos para lançar 48 BEVs até 2024, a empresa está trilhando o caminho para se tornar uma corporação carbono líquido zero até 2038.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |