Nova Toyota Hilux é revelada com versão elétrica e visual ousado

Estratégia "multi-caminhos" da Toyota Hlilux inclui versão híbrida, célula de hidrogênio e mantém motores a diesel em mercados selecionados

Nova Toyota Hilux 6
Nova Toyota Hilux apostará em todos os combustíveis possíveis para seguir vendendo (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Eduardo Passos
Publicado em 10/11/2025 às 08h00
Atualizado em 10/11/2025 às 09h30

A Toyota anunciou, nesta segunda-feira (10), na Bélgica, a nona geração da Hilux. Em um movimento que sinaliza uma nova fase da picape, a montadora japonesa confirmou a introdução da primeira versão 100% elétrica (BEV) do modelo, cujo lançamento no mercado europeu está previsto para começar já em dezembro de 2025.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A Hilux eletrificada abraça a filosofia “multi-caminhos” da Toyota, que visa atender diferentes necessidades de consumidores e condições de infraestrutura regionais. Além da inédita Hilux BEV, a nova geração terá como carro-chefe de vendas na Europa Ocidental a versão Hybrid 48V (híbrido-leve).

VEJA TAMBÉM:

A empresa também confirmou o desenvolvimento de uma futura variante movida a célula de hidrogênio (FCEV), com chegada prevista para 2028. Os motores tradicionais a combustão interna (ICE) não foram abandonados, mas sua disponibilidade será focada nos mercados do Leste Europeu.

Nova Toyota Hilux 5

A Hilux Elétrica

A Hilux BEV é a resposta da Toyota à crescente demanda por veículos comerciais de zero emissão, mirando especialmente em clientes frotistas. A fabricante enfatiza que a transição para a eletricidade foi feita sem sacrificar os pilares de “Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade” (QDR) da picape.

Para isso, o modelo elétrico mantém a robusta construção de chassi sobre carroceria. Além disso, a bateria de íon de lítio, com 59.2 kWh de capacidade, é integrada ao chassi para proteção contra impactos e água. Segundo a Toyota, a Hilux BEV mantém a mesma capacidade de imersão (70 cm) das versões a combustão.

Nova Toyota Hilux 1

O trem de força é composto por dois motores elétricos — um no eixo dianteiro (20,9 kgfm de torque) e um no traseiro (27,4 kgfm), garantindo tração integral permanente. A Hilux elétrica também será equipada com o sistema Multi-Terrain Select, que ajusta o controle de torque e frenagem para diferentes tipos de terreno.

Embora os números ainda sejam preliminares, a Toyota estima uma autonomia de aproximadamente 240 km (pelo ciclo WLTP), capacidade de carga de 715 kg e capacidade de reboque de 1.600 kg.

Nova Toyota Hilux 2

Híbrida leve: a mais vendida

Se a versão elétrica representa o futuro, a aposta de volume imediato para a Europa Ocidental é a Hilux Hybrid 48V. Esta configuração, cuja produção começa no segundo trimestre de 2026, combina o conhecido motor 2.8 turbodiesel a um sistema híbrido-leve.

O sistema utiliza uma pequena bateria de lítio de 48V, instalada sob os bancos traseiros para não comprometer o espaço da cabine, e um motor-gerador elétrico. A Toyota afirma que a tecnologia melhora a suavidade nas arrancadas e a eficiência, sem abrir mão da capacidade de trabalho: o modelo reboca 3.500 kg e carrega até uma tonelada.

Nova Toyota Hilux 3
Nova Hilux em sua versão híbrida leve (Foto: Toyota | Divulgação)

Novo design e tecnologia

A nona geração, que na Europa será oferecida exclusivamente em cabine dupla, recebeu uma atualização visual com uma dianteira de proporções mais fortes. O interior foi o ponto de maior evolução, buscando um refinamento sensorial inspirado no novo Land Cruiser.

O painel foi totalmente redesenhado, adotando um quadro de instrumentos digital customizável de 12,3″ e uma nova central multimídia que pode chegar ao mesmo tamanho (12,3”) nas versões mais caras, totalizando quase 25″ de telas.

Nova Toyota Hilux 4

Uma novidade técnica relevante é a adoção, pela primeira vez na Hilux, da direção com assistência elétrica (EPS) —pelo menos nos mercados da Europa Ocidental, já que o Leste Europeu manterá o sistema hidráulico. A Toyota afirma que o EPS oferece uma condução mais direta e reduz o “rebote” do volante em terrenos severos.

A picape também recebeu uma atualização robusta em segurança, com a expansão do pacote Toyota T-Mate. O sistema agora inclui funções como o Proactive Driving Assist e um Sistema de Parada de Emergência, além de monitor de ponto cego, assistente de saída segura e capacidade para receber atualizações remotas (over-the-air).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário