Novo carregador sem fio da Porsche não é para o celular, mas para o próprio carro

Com estreia marcada para o novo que vem, tecnologia por indução dispensa cabos, tem potência de wallbox e garante segurança na recarga

porsche lança carregador sem fio de us$ 8 mil que detecta crianças e pets
Carregador é composto por uma placa que vai embaixo do carro (Foto: Porsche | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 17/11/2025 às 20h00

Carregadores de celular por indução são acessórios cada vez mais comuns nos carros. A Porsche, entretanto, apresentou um carregador por indução que recarrega o próprio carro — e que estreará em breve no novo Cayenne elétrico.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O sistema, que busca eliminar a necessidade de cabos e wallboxes tradicionais, consiste em uma base instalada no piso da garagem e um receptor no assoalho do carro. Com um custo estimado em torno de US$ 8 mil (cerca de R$ 42 mil), a montadora alemã aposta na conveniência desse dispositivo para redefinir o padrão de recarga doméstica.

VEJA TAMBÉM:

Potência de 11 kW

O carregador sem fio da Porsche entrega 11 kW de potência — nível que o coloca no patamar de muitos carregadores wallbox de nível 2. A marca promete uma eficiência de 93% na transferência de energia entre a placa do solo e o receptor do veículo, evitando perdas por calor, por exemplo.

Porsche Wireless Charger

A base de carregamento, instalada no solo, tem cerca de 5,8 cm de altura. Segundo a Porsche, o sistema é inteligente e tolera um desalinhamento de até 10 cm, facilitando as manobras de estacionamento. A comunicação entre o carro e a estação é feita via Wi-Fi (WLAN), automatizando o processo de recarga após o primeiro emparelhamento.

Para garantir a segurança, o carregador possui detecção de objetos estranhos: caso um animal de estimação ou uma bicicleta, por exemplo, se aproxime da base durante o processo, a transferência de energia é interrompida imediatamente. O sistema opera usando duas bobinas de cobre, num processo semelhante ao de celulares por indução, mas em escala industrial, operando a 85 kHz.

323788 1920x1440

Embora a potência de 11 kW não seja considerada ultrarrápida, ela é vista pela engenharia da marca como ideal para recargas noturnas, preservando a saúde da bateria. A Porsche afirma que, em termos de tempo, o carregamento por indução é “tão rápido quanto um wallbox convencional de 11 kW”.

Dessa forma, a solução mira em facilitar a rotina dos proprietários de elétricos, eliminando o manuseio de cabos e otimizando o espaço na garagem, redefinindo a experiência de “abastecer” em casa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário