Novo carro mais caro do mundo é vendido por R$ 120 milhões; veja detalhes

GMA T.50s Niki Lauda S1 LM é obra de um dos maiores projetistas automotivos da história e surpreende pela relação peso-potência

S1 LM De Gordon Murray Supera Marcas Clássicas Em Leilão 3
O chassi vendido é uma homenagem direta ao McLaren F1 GTR que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1995 (Foto: RM Sotheby's | Divulgação)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 24/11/2025 às 16h00

O mercado de leilões automotivos registrou um novo marco histórico em Las Vegas. Isso porque um exemplar único do GMA T.50s Niki Lauda, batizado de “S1 LM”, foi arrematado por US$ 20,63 milhões (aproximadamente R$ 120 milhões) em evento da RM Sotheby’s.

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O valor estabelece o modelo britânico como o “carro novo” mais caro já vendido em leilão público, superando ícones tradicionais de marcas como Ferrari e Bugatti.

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Engenharia purista e valorização imediata

Fundada pelo lendário projetista Gordon Murray — a mente por trás do icônico McLaren F1 e vários carros de Fórmula 1 — a Gordon Murray Automotive (GMA) atua na contramão da indústria de hipercarros. A marca prioriza obsessivamente a redução de peso e a pureza mecânica em detrimento da eletrificação ou da potência bruta, posicionando seus veículos como peças de “alta relojoaria” automotiva.

Nesse cenário, a cifra impressionante justifica-se pela especificidade do lote. O chassi vendido é uma homenagem direta ao McLaren F1 GTR que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1995, ostentando a histórica pintura laranja da época.

Embora a série T.50s Niki Lauda tenha produção limitada a 25 unidades, esta configuração “S1 LM” é ainda mais exclusiva, o que inflacionou o interesse de colecionadores que buscam ativos de exclusividade absoluta.

Tecnicamente, o modelo é considerado o ápice da engenharia analógica. O S1 LM é equipado com um motor Cosworth V12 de 3,9 litros, capaz de girar a estridentes 12.100 rpm. O projeto dispensa hibridização para focar na leveza: com apenas 852 kg, o carro atinge uma relação peso-potência superior à de protótipos de competição atuais, entregando 772 cv com o auxílio da indução de ar.

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