Novo carro da NASA vai trabalhar em missão lunar de 2030
Rover lunar será desenvolvido para explorar o polo sul do satélite terrestre com tecnologia autônoma e deve servir como uma estação científica móvel
Rover lunar será desenvolvido para explorar o polo sul do satélite terrestre com tecnologia autônoma e deve servir como uma estação científica móvel
A próxima missão tripulada à Lua, realizada pela agência espacial norte-americana, será executada no ano de 2030. Mas,um grande passo já foi dado neste ano, quando três empresas foram selecionadas para desenvolver o novo carro da NASA para o programa de exploração Artemis.
A oportunidade de construir o próximo carro espacial atraiu o interesse de muitas empresas e até a NASCAR, em parceria com a companhia de tecnologia Leidos, tentou entrar para esse projeto, mas não foi escolhida. Depois de um longo processo, a organização definiu três finalistas para projetar o rover lunar da próxima geração: Intuitive Machines, Lunar Outpost e Venturi Astrolab. As empresas terão que cumprir tarefas com um valor potencial de US$ 4,6 bilhões nos próximos 13 anos.
VEJA TAMBÉM:
A Intuitive Machines é conhecida por um programa de transporte compartilhado de cargas em foguetes, quase um ‘uber espacial’ e vai trabalhar com a Boeing, Michelin e Northrop Grumman. Já a Lunar Outpost tem parcerias com a General Motors (GM), Goodyear, Lockheed e MDA Space. Por fim, a Venturi Astrolab trabalha com veículos elétricos de alto desempenho, desenvolve carrocerias para a Fórmula E e vai contar com contribuições da Axiom Space e Odyssey Space Research.
Essas empresas vão apresentar o projeto de Veículo Terrestre Lunar (VTL). O carro participará de ações tripuladas e não tripuladas para auxiliar os astronautas a explorar o polo sul da Lua. A missão nomeada de Artemis teve início em 2022 e tem como objetivo montar um acampamento na região pois acredita-se que a área contenha água congelada.
Para cumprir esse objetivo, o carro da NASA precisa ter quatro rodas, além de ser extremamente off-road, resistente e adequado para uma variedade de terrenos. Ele funcionará como uma estação científica móvel, bem como como transporte, fazendo com que os astronautas possam viajar mais longe para que realizem missões mais complexas do que nunca. O VTL será uma parte vital das missões Artemis até pelo menos 2039.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |