Novo Mercedes GLB estreia com visual renovado, IA e versão elétrica que vem primeiro

Modelo chega primeiro à Europa apenas como elétrico, enquanto variantes híbridas de 48 volts serão lançadas em breve

Der neue Mercedes Benz GLB: vielseitiger Alltagsheld mit Raum für Spontanität The all new Mercedes Benz GLB: a versatile everyday hero with room for spontaneity
Por fora, mudanças visuais do Mercedes GLB se concentraram na traseira (Fotos: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 09/12/2025 às 22h00

A Mercedes-Benz a nova geração do GLB, que chega ao mercado europeu inaugurando uma nova fase na estratégia da montadora. Construído sobre a plataforma MMA (Mercedes-Benz Modular Architecture), o modelo adota o conceito “electric first”: estreia exclusivamente com motorizações elétricas, deixando as variantes híbridas para um segundo momento, similar ao cronograma adotado para a família CLA.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Arquitetura de 800V e recarga ultrarrápida

Der neue Mercedes Benz GLB: vielseitiger Alltagsheld mit Raum für Spontanität The all new Mercedes Benz GLB: a versatile everyday hero with room for spontaneity
Der neue elektrische Mercedes-Benz GLB. MANUFAKTUR kosmosschwarz magno. The all-new electric Mercedes-Benz GLB. MANUFAKTUR cosmos black magno.

A montadora detalhou duas versões elétricas. A GLB 250+ oferece 272 cv e autonomia de até 631 km (ciclo WLTP), enquanto a topo de linha GLB 350 4MATIC entrega 354 cv e tração integral. O destaque técnico é a arquitetura de 800 volts combinada a uma bateria de 85 kWh. O sistema suporta recargas de até 320 kW em corrente contínua, permitindo recuperar 260 km de autonomia em apenas dez minutos.

Futuramente, o portfólio receberá opções híbridas leves de 48 volts. O sistema integrará um motor elétrico diretamente à transmissão, solução que privilegia respostas rápidas em baixas rotações e maior eficiência energética em comparação aos sistemas convencionais acionados por correia.

Volta dos botões físicos e IA

25C0295 043

Visualmente, o GLB preserva a silhueta quadrada e robusta, mas ganha refinamentos como maçanetas embutidas e uma grade frontal iluminada com 94 elementos de LED nas versões elétricas. No interior, a principal mudança atende a uma crítica antiga dos clientes: o volante foi redesenhado e volta a contar com botões físicos para os controles, abandonando as superfícies sensíveis ao toque.

O pacote tecnológico é robusto, ancorado pelo sistema operacional MB.OS. O assistente virtual utiliza inteligência artificial generativa (baseada em ChatGPT e Google Gemini) para interações contextuais. Como opcional, o painel MBUX Superscreen integra três telas sob uma única peça de vidro, cobrindo toda a extensão do painel.

Na Europa, os preços partem de 59.048 euros (R$ 372 mil) na versão de entrada. A chegada a outros mercados globais está prevista para 2026. No Brasil, o GLB atual segue à venda apenas com motor 2.0 turbo a combustão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário