Novo Polo estreia neste ano com faróis mais modernos que os do Taos
Hatch poderá vir com tecnologia que impede ofuscamento de outros motoristas sem afetar a luminosidade do condutor
Hatch poderá vir com tecnologia que impede ofuscamento de outros motoristas sem afetar a luminosidade do condutor
A Volkswagen revelou alguns detalhes sobre o novo Polo. Em evento realizado para falar sobre as tecnologias de iluminação, a fabricante confirmou a estreia do renovado hatch no Brasil ainda em 2022. Ciro Possobom, diretor de operações da empresa, afirmou que o sistema de iluminação com LEDs será oferecido “desde as versões de entrada”, com algumas diferenças de acordo com as versões.
VEJA TAMBÉM:
O novo Polo GTS será responsável por estrear no país a tecnologia IQ. Light Matrix, algo que nem o Taos oferece atualmente. O sistema é composto pelos faróis Full LED, um circuito eletrônico, uma câmera frontal e um módulo eletrônico.
A tecnologia liga o farol alto e identifica a presença de outros veículos à frente ou no sentido oposto, apagando apenas as luzes dos segmentos nas áreas que poderiam ofuscar o outro condutor. Ao mesmo tempo, as demais partes permanecem iluminadas. Esta, aliás, é a maior diferença em relação ao Taos.
No SUV médio, o sistema de iluminação IQ. Light traz sistemas semelhantes, mas ele não é capaz de apagar apenas alguns segmentos dos faróis, e sim todo o conjunto. Além deste recurso, o Polo também virá com faróis adaptativos, que regulam a intensidade do facho do conjunto óptico de acordo com as condições do local, além do assistente de farol alto, que desliga o farol alto ao identificar veículos à frente ou no sentido oposto. Assim que o trânsito volta a ficar livre, o farol alto retorna automaticamente.
O facho dos faróis também é regulado automaticamente de acordo com a carga embarcada no veículo.A desvantagem da adoção dos sistemas avançados de iluminação é que, nos faróis Full LED, a peça inteira precisa ser trocada caso alguma seção se queime.
Além da renovação para a linha 2023, o Polo ganhará uma nova versão, a Track, que recebeu a missão de ser o carro de entrada da Volkswagen em substituição ao Gol.
O Polo Track terá motor 1.0 aspirado como opção. O câmbio será manual de cinco marchas. Esse trem de força já pode ser encontrado no Polo 1.0 MSI de entrada, mas a simplicidade maior do Track poderá implicar num ganho de desempenho e consumo menor.
A produção do Polo Track será na fábrica de Taubaté, que hoje é responsável pela linha Gol. Essa unidade é a única da VW no Brasil que não trabalha com a plataforma MQB, mas está sendo reformada para poder receber o novo modelo de entrada e outros modelos no futuro.
De acordo com apuração do jornalista Marlos Ney Vidal, dos Autos Segredos, o início da produção será em janeiro de 2023. A chegada do hatch ocorrerá no primeiro trimestre.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |