Novo sistema desenvolvido pela alemã usa sensores para interpretar intenção do motorista e evitar alarmes falsos
A BMW desenvolve um novo software que torna seus sistemas Adas, as tecnologias de segurança e assistência ao motorista, mais inteligentes. O objetivo é resolver um problema “comum” nos conjuntos atuais, que é a interferência exacerbada em alguns casos.
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A ideia é que em vez de reagir automaticamente, o novo Adas da BMW observe o comportamento do motorista e até mesmo seus olhares. A combinação do rastreio ocular, da direção do volante e do contexto da estrada permite ao sistema interpretar a sua intenção.
Em um exemplo clássico, se o motorista olha para a faixa contrária e vira o volante para ultrapassar, o carro entende que a decisão é consciente e não interfere na ação. Por isso, o sistema só intervém se detectar uma ameaça real, como um veículo vindo em sentido oposto.
O novo Adas BMW também pode permitir transições mais suaves entre os modos de direção manual e o autônomo. Por exemplo, ao invés de apertar botões para ativar ou desativar a assistência, o carro cede e retoma o controle de forma automática.
Esse é um passo importante em direção a carros mais inteligentes e menos irritantes, que integram a tecnologia sem tirar a sensação de controle. Com isso, a BMW pretende diferenciar seus EVs dos concorrentes.
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