Novo SUV do Chevrolet Onix usará correia banhada a óleo

Novo Chevrolet Carbon brigará com VW Tera e Fiat Pulse; marca optou por mantem correia banhada a óleo por dificuldade em alterar projeto

Chevrolet projeto Carbon suv compacto onix frente (2)
Novo SUV da Chevrolet é derivado do Onix e estreia no ano que vem (Foto: Marlos Ney Vidal | Autopapo)
Por Tom Schuenk
Publicado em 11/11/2025 às 11h00

A Chevrolet prepara para maio de 2026 o lançamento de seu novo SUV de entrada, que deve chegar ao mercado com o nome de Chevrolet Carbon.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Derivado diretamente da plataforma do Onix, o modelo será posicionado estrategicamente abaixo do Tracker. O objetivo é claro: preencher a lacuna de preço entre os dois e criar um concorrente direto para modelos como o Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Entretanto, o Carbon já estreará com um detalhe polêmico, de acordo com o site Autos Segredos. É a correia banhada a óleo, que gerou repercussão negativa após vários relatos de problema no Onix.

Chevrolet projeto Carbon suv compacto onix traseira
O modelo terá um prolongamento no assoalho e uma tampa diferente no porta-malas para ganhar volume no bagageiro (Foto: Marlos Ney Vidal | Autopapo)

VEJA TAMBÉM:

Polêmica da correia

De acordo com o Autos Segredos, o novo SUV utilizará exclusivamente o motor 1.0 turboflex de três cilindros, que entrega 115 cv e 16,8 kgfm. Mas a polêmica está na manutenção da sua correia dentada banhada a óleo, que já gerou extensas críticas em modelos como Onix, Onix Plus e Tracker.

Proprietários relatam falhas prematuras da peça e custos de reparo elevados, já que a troca exige mão de obra especializada e uso de óleo específico, sob risco de contaminação e rompimento da correia.

Mesmo diante das críticas, a Chevrolet optou por manter o conjunto mecânico, priorizando a contenção de custos e a agilidade no desenvolvimento do projeto.

Além disso, o Carbon será oferecido com opções de câmbio manual e automático, ambos de seis marchas.

Chevrolet projeto Carbon suv compacto onix frente
O motor será o 1.0 turbo com injeção direta, como no Tracker (Foto: Marlos Ney Vidal | Autopapo)

Design e estratégia de transição

Para se diferenciar do Onix e justificar a proposta de SUV, o Carbon terá alterações visuais significativas.

Embora mantenha a estrutura básica do hatch, o modelo ganhará maior altura de rodagem e as indispensáveis molduras plásticas nas caixas de roda. A dianteira adotará a identidade visual atual da Chevrolet, com faróis duplos de LED e grade frontal tipo colmeia.

A principal mudança estará na traseira, que receberá uma tampa de porta-malas inédita, com lanternas horizontais interligadas por um aplique, num estilo que remete ao elétrico Equinox EV.

Em termos de segurança, o Carbon manterá o padrão do Onix, oferecendo seis airbags de série, além de freios ABS com EBD e controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP).

O lançamento servirá como uma solução de transição para a Chevrolet se manter competitiva no segmento de entrada, enquanto prepara a chegada de sua futura linha de modelos híbridos leves.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 11 de novembro de 2025

Isso é fantástico!
Correia banhada em óleo, a maravilhosa tecnologia do 4° milênio!!!
Corre lá agora mesmo, pra garantir o seu lugar na fila!

Avatar
Deixe um comentário