Novo SUV do Chevrolet Onix usará correia banhada a óleo

Novo Chevrolet Carbon brigará com VW Tera e Fiat Pulse; marca optou por mantem correia banhada a óleo por dificuldade em alterar projeto

Chevrolet projeto Carbon suv compacto onix frente (2)
Novo SUV da Chevrolet é derivado do Onix e estreia no ano que vem (Foto: Marlos Ney Vidal | Autopapo)
Por Tom Schuenk
Publicado em 11/11/2025 às 11h00

A Chevrolet prepara para maio de 2026 o lançamento de seu novo SUV de entrada, que deve chegar ao mercado com o nome de Chevrolet Carbon.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Derivado diretamente da plataforma do Onix, o modelo será posicionado estrategicamente abaixo do Tracker. O objetivo é claro: preencher a lacuna de preço entre os dois e criar um concorrente direto para modelos como o Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Entretanto, o Carbon já estreará com um detalhe polêmico, de acordo com o site Autos Segredos. É a correia banhada a óleo, que gerou repercussão negativa após vários relatos de problema no Onix.

Chevrolet projeto Carbon suv compacto onix traseira
O modelo terá um prolongamento no assoalho e uma tampa diferente no porta-malas para ganhar volume no bagageiro (Foto: Marlos Ney Vidal | Autopapo)

VEJA TAMBÉM:

Polêmica da correia

De acordo com o Autos Segredos, o novo SUV utilizará exclusivamente o motor 1.0 turboflex de três cilindros, que entrega 115 cv e 16,8 kgfm. Mas a polêmica está na manutenção da sua correia dentada banhada a óleo, que já gerou extensas críticas em modelos como Onix, Onix Plus e Tracker.

Proprietários relatam falhas prematuras da peça e custos de reparo elevados, já que a troca exige mão de obra especializada e uso de óleo específico, sob risco de contaminação e rompimento da correia.

Mesmo diante das críticas, a Chevrolet optou por manter o conjunto mecânico, priorizando a contenção de custos e a agilidade no desenvolvimento do projeto.

Além disso, o Carbon será oferecido com opções de câmbio manual e automático, ambos de seis marchas.

Chevrolet projeto Carbon suv compacto onix frente
O motor será o 1.0 turbo com injeção direta, como no Tracker (Foto: Marlos Ney Vidal | Autopapo)

Design e estratégia de transição

Para se diferenciar do Onix e justificar a proposta de SUV, o Carbon terá alterações visuais significativas.

Embora mantenha a estrutura básica do hatch, o modelo ganhará maior altura de rodagem e as indispensáveis molduras plásticas nas caixas de roda. A dianteira adotará a identidade visual atual da Chevrolet, com faróis duplos de LED e grade frontal tipo colmeia.

A principal mudança estará na traseira, que receberá uma tampa de porta-malas inédita, com lanternas horizontais interligadas por um aplique, num estilo que remete ao elétrico Equinox EV.

Em termos de segurança, o Carbon manterá o padrão do Onix, oferecendo seis airbags de série, além de freios ABS com EBD e controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP).

O lançamento servirá como uma solução de transição para a Chevrolet se manter competitiva no segmento de entrada, enquanto prepara a chegada de sua futura linha de modelos híbridos leves.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alex Antonio 13 de novembro de 2025

Os caras são teimosos mesmo!! Não desistem dessa correia banhada a óleo. Mas o problema não é só esse. Esse motor exige , além do óleo específico, um combustível de qualidade, coisa que no Brasil está difícil. Ou seja, na minha opinião, não compensa.

Avatar
Santiago 11 de novembro de 2025

Isso é fantástico!
Correia banhada em óleo, a maravilhosa tecnologia do 4° milênio!!!
Corre lá agora mesmo, pra garantir o seu lugar na fila!

Avatar
Deixe um comentário