Novo Toyota Prius com painel solar é revelado e deve chegar ao Brasil
Toyota Prius foi revelado apenas na versão híbrido plug-in para o mercado europeu; Especulações apontam que ele chega ao Brasil em 2023
Toyota Prius foi revelado apenas na versão híbrido plug-in para o mercado europeu; Especulações apontam que ele chega ao Brasil em 2023
A Toyota confirmou que a nova geração do Prius chegará à Europa apenas na versão híbrido plug-in com um motor mais potente: 223 cv e o dobro de autonomia elétrica de sua geração anterior. A estreia no velho continente está prevista para o dia 5 de dezembro. Modelo deve chegar ao Brasil no ano que vem.
O Prius sempre teve um design questionável mas, dessa vez, a Toyota conseguiu alcançar estilo moderno e bonito sem perder na eficiência aerodinâmica que era um dos trunfos do veículo.
Na versão europeia ele será impulsionado por um motor a gasolina 2.0 eletrificado que entrega até 223 cv de potência. Sua bateria de íons de lítio tem tem 13,6 kWh e graças a esse número, sua autonomia apenas no moto elétrico deve subir em 25 km quando comparado à geração atual. Com isso, o alcance deve chegar aos 75 km.
VEJA TAMBÉM:
Em termos de design, a versão japonesa e europeia não tiveram diferenças. Mesmo sem divulgar os dados oficiais do coeficiente aerodinâmico (cx), a montadora confirma que o carro está mais eficiente nesse quesito, e conseguiu fazer isso mantendo uma estética bacana no híbrido plug-in.
O carro é ‘conectado’ por uma linha ininterrupta que vai desde o capô dianteiro até a traseira com um desenho caído que lembra muito os modelos fastback. Para melhorar a aerodinâmica os japoneses deixaram as maçanetas traseiras integradas às portas para que elas não perturbem o fluxo de ar em volta do carro.
As medidas do novo Toyota Prius também sofreram alterações. Ficaram maiores a largura (2,5 cm) e o entre eixos (5cm). Em contrapartida o teto ficou mais baixo (5cm) e o comprimento também foi reduzido (4,6 cm). As rodas, agora, poderão ter aros de até 19”.
O novo Toyota Prius foi construído sobre a plataforma TNGA-C de segunda geração. Essa arquitetura permite que o peso do veículo seja menor, melhora a dinâmica na condução, otimiza o posicionamento da bateria para aumentar a capacidade do bagageiro e reduz o centro de gravidade.
No interior ele recebeu um novo desenho no painel e uma central multimídia de 12”. O painel de instrumentos também está diferente, já que agora é uma tela de 7” posicionada a cima do raio do volante, facilitando o campo de visão do motorista.
Como um dos itens opcionais está um teto com painel fotovoltaico que pode gerar eletricidade através do sol, por exemplo.
A Toyota suspendeu, há alguns meses, a importação do Prius para o Brasil e confirmaram que a retomada aconteceria apenas em 2023. Por isso, é de se esperar que a nova geração chegue por aqui no ano que vem, já que ele é um veículo que carrega a bandeira da eletrificação da montadora japonesa.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Espero que o Prius volte logo. Espero substituir o meu, 2018, em breve. Se a Toyota ficar amarrando vai perder minha fidelidade, e’ certo.
TOMARA QUE VENHA MESMO! FICOU LINDO!
Esse eu tenho que tirar o chapéu! Ficou realmente muito bonito, diferente da versão anterior que era uma coisa bizarra!