Novo Tiguan é revelado na Europa, antes do velho Tiguan chegar ao Brasil

Enquanto filial brasileira da VW se prepara para trazer a velha geração do Tiguan, com motor mais fraco, na Europa nova geração chega eletrificada

volkswagen tiguan allspace 2022 e 2024
Velho Tiguan para o consumidor brasileiro e o novo Tiguan para o europeu (Fotomontagem: Ernani Abrahão)
Por AutoPapo
Publicado em 19/09/2023 às 15h33

A Volkswagen tem a a certeza de que o mercado brasileiro é uma curva de rio. Mantém em pleno 2023 a Saveiro em linha e agora resolveu voltar a importar a velha Tiguan, no momento em que lança a nova na Europa.

VEJA TAMBÉM:

Como fez com o Golf GTE em 2020, ela tem a plena certeza de que o brasileiro engole tudo, como a margem do rio que acumula encalhes que descem pelo leito. Quem se lembra do Golf híbrido que chegou por aqui, como ponta de estoque, após a nova geração ter estreado na Europa? Pois é, o roteiro se repete com uma reprise de novela.

volkswagen tiguan 2024 laranja lateral
Novo Tigual chega com visual renovado e pacote farto de tecnologias para o consumidor europeu (Fotos: VW | Divulgação)

O velho Tiguan tinha como único atrativo o excelente motor TSI 2.0 de 230 cv, que fazia dele um esportivo nato. Mas para se adequar às atuais normas de emissões, o motor perdeu 44 cv. No entanto quem quiser um esportivo alemão, pode comprar o Jetta GLI que é muito mais legal e com excelente comportamento dinâmico. Mas a VW sabe que o consumidor gosta de SUV, mesmo que piorado.

volkswagen tiguan 2022 branco lateral movimento
Para o brasileiro, bastou um tapinha nos faróis na geração de 2018, fabricada no México
  • No entanto, o novo Tiguan é um carro extremamente sofisticado, com direito a motorizações eletrificadas, sistema Vehicle Dynamics Manager, herdado do novo GTI. Essa traquitana é capaz de gerenciar carga dos amortecedores, bloqueios de diferenciais e freios para driblar as leis da física e fazer com que qualquer um se torne piloto.
  • O SUV ainda receberá faróis IQ.Light HD, com projetores com 38.400 pixels. Segundo a VW, os novos faróis permitem iluminação mais eficiente e confortável para o motorista e demais condutores da via.
  • Já na seara dos motores, a marca continuará oferecendo as unidades TDI e TSI, mas passará a contar com opções Mild Hybrid e híbrido plug-in. Já a transmissão segue o mesmo padrão do novo Passat, com comandos na coluna de direção.

O SUV também recebeu um novo e imenso multimídia flutuante, que como o Android Auto (por exemplo) permite combinar várias janelas de funções. O quadro de instrumentos é digital, com diferentes configurações.

Completa a lista de conteúdos o pacote de assistentes de condução (ADAS), acabamento em couro, dentre outras firulas que fazem da velha Tiguan retroceder ao patamar da Saveiro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo Farias 22 de setembro de 2023

BraZil nunca vai deixar de ser a casa da mãe Joana…

Avatar
Nelson Fernando Depieri 20 de setembro de 2023

e além de tudo deve vir com um precinho bemmm camarada!

Avatar
marco aurelio cunha 20 de setembro de 2023

carros flex e etanol são velhos e beberrões,cairam foras dos atrasados.

Avatar
Ricardo Gerbasi 19 de setembro de 2023

Uma vergonha. VW continua vendendo coisa velha a preço de lançamento.
Vamos para BYD

Avatar
Deixe um comentário