Nova tecnologia I-Torque ajusta o torque de forma inteligente e aprimora o desempenho da nova linha de caminhões Volvo FH 2026
A Volvo apresentou a linha 2026 do caminhão FH com a nova tecnologia I-Torque. O sistema, baseado em inteligência artificial, atua continuamente durante toda a viagem, ajustando o torque de forma inteligente para garantir mais força em subidas e ultrapassagens, além de proporcionar até 3% de economia de combustível.
Segundo Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, o refinamento da IA permitiu extrair mais potência dos motores sem comprometer o consumo. “Nossa engenharia conseguiu aumentar a força em momentos críticos e, ao mesmo tempo, reduzir o gasto de diesel”, afirma o executivo.
VEJA TAMBÉM:
O I-Torque analisa em tempo real variáveis como a posição do pedal do acelerador, topografia, peso transportado e velocidade. A partir desses dados, o sistema mantém o torque nos níveis ideais para uma condução mais econômica e eficiente. A tecnologia está disponível nos motores de 420, 460, 500 e 540 cv.
“Em subidas, o caminhão mantém a velocidade e segura marchas altas automaticamente, sem que o condutor precise acionar comandos extras”, explica Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da marca.
Nos últimos dez anos, a Volvo reduziu em mais de 15% o consumo de combustível em suas linhas, e o I-Torque representa mais um passo nesse sentido.
Além do novo sistema, a linha 2026 traz melhorias ergonômicas, com a redução de comandos na coluna de direção e apenas duas alavancas multifuncionais. A transmissão I-Shift ganhou engrenagens polidas para operação mais suave e maior durabilidade, enquanto o sistema I-See, que define automaticamente as melhores marchas e agora conta com tolerância ampliada em 10 km/h, otimizando ainda mais a economia.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |