O fim da ‘muleta financeira’ da Tesla

Sem o apoio dos créditos de carbono, a Tesla terá que se sustentar apenas com a venda de veículos, investidores já temem impactos no valor de mercado

Tesla perde pilar de lucro créditos de carbono deixam de sustentar resultados Prancheta 1
Tesla enfrenta novos desafios após queda da receita com créditos de carbono. (Foto: Fotomontagem | Tom Schuenk)
Por Tom Schuenk
Publicado em 19/08/2025 às 09h00

Durante anos, a Tesla, empresa de Elon Musk, teve como uma das suas principais fontes de receita a comercialização de créditos de emissão de carbono para outras empresas do setor automotivo. Esses créditos funcionavam como uma espécie de “moeda verde”. Outras montadoras compravam da Tesla o direito de compensar suas emissões e evitar multas.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Esse foi um recurso financeiro essencial para a marca, especialmente em momentos em que a margem de lucro da venda de veículos não era tão estável. Em alguns trimestres, os créditos chegaram a ser o fator determinante para a empresa registrar lucro.

Concorrência acelera a transição elétrica

Entretanto, o cenário está mudando de forma inesperada. As montadoras tradicionais, como Volkswagen, General Motors, Ford e Stellantis, intensificaram seus investimentos em EVs e passaram a depender cada vez menos da compra desses créditos da Tesla.

À medida que mais empresas alcançam metas de eletrificação e reduzem suas emissões, o mercado de créditos perde cada vez mais sua relevância. E isso pode representar o fim desse pilar de rentabilidade para a empresa americana.

Impactos na estratégia da Tesla

A Tesla certamente irá enfrentar alguns desafios. A empresa já aplicou cortes de preços em seus carros para se manter competitiva, mas essa estratégia pressiona as margens de lucro. Sem o apoio da venda de seus créditos de carbono, a empresa passa a depender apenas do seu desempenho de vendas.

Para investidores e analistas, essa mudança acende o alerta de que o valor das ações da Tesla pode sofrer uma drástica variação.

O futuro da montadora de Elon Musk

O fim desse modelo de lucro fácil coloca a Tesla em uma posição difícil. Para conseguir manter sua liderança no setor de elétricos, a empresa precisará investir ainda mais em inovação, novos serviços e expansão global. Em meio a crises de vendas e polêmicas envolvendo ações jurídicas, a Tesla perde sua “muleta financeira” em um péssimo momento.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário