O fim do motorista? Ford registra explosão no uso de direção ‘sem as mãos’ nos EUA

Tecnologia BlueCruise deixa de ser nicho e acumula 300 milhões de km percorridos; uso cresce tanto em viagens longas quanto no trânsito urbano

2025 Ford F 150 Platinum 1
Sistema BlueCruise é a opção da Ford para direção autônoma avançada (Foto: Ford | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 29/01/2026 às 11h00

O uso de assistentes de condução que dispensam as mãos no volante deixou de ser uma curiosidade para se tornar um hábito entre motoristas norte-americanos. Dados divulgados pela Ford revelam que o sistema BlueCruise registrou um crescimento de 88% na quilometragem percorrida de forma autônoma em 2025, impulsionado, curiosamente, pelos proprietários da picape F-150.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A tecnologia, que permite retirar as mãos da direção em rodovias mapeadas , está presente em uma frota cada vez maior. Segundo a montadora, mais de 500 mil novos veículos das marcas Ford e Lincoln equipados com o sistema entraram em circulação no último ano — uma alta de 80% ante 2024 —, elevando o total global para 1,22 milhão de unidades ativas.

VEJA TAMBÉM:

Mudança de comportamento ao volante

O levantamento aponta que a F-Series, linha de picapes mais vendida dos EUA há 49 anos, concentra os usuários mais assíduos da tecnologia. Apenas no modelo F-150, foram contabilizados 303 milhões de quilômetros rodados e 1,6 milhão de horas de utilização sem as mãos no volante. A versão elétrica F-150 Lightning, mesmo enfrentando oscilações de demanda no mercado, somou quase 52 milhões de quilômetros no modo autônomo.

A atualização do software para a versão 1.4, disponível de fábrica nos modelos 2025 e via atualização remota para os anteriores, ajudou a fidelizar o uso. Um dado que chama a atenção é a capilaridade da tecnologia no cotidiano: mais de 60% das ativações do BlueCruise ocorreram em trajetos curtos, com duração inferior a 20 minutos, indicando seu uso em deslocamentos diários de trabalho.

No entanto, a confiança no sistema para longas distâncias também cresceu. Viagens com mais de uma hora de duração em rodovias aumentaram 120%, totalizando 1,6 milhão de ocorrências, com picos registrados durante feriados e festas de fim de ano. A tendência reflete uma pesquisa da consultoria AutoPacific, que aponta o assistente de direção como o recurso mais desejado por 43% dos consumidores que pretendem trocar de carro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário