Mesmo defendendo publicamente o sucesso de seus elétricos, a Volkswagen adota uma estratégia para evitar perda de competitividade
Pressionada pelo avanço de concorrentes asiáticas e europeias, a Volkswagen vive um momento pragmático em sua transição energética. Embora a diretoria sustente publicamente o foco nos elétricos puros, a engenharia da marca trabalha em uma alternativa técnica caso eles não vinguem: o uso de motores a combustão como extensores de autonomia (EREV), afirmou o site espanhol Motor.es.
O movimento é uma resposta direta ao mercado. Com a previsão de descontinuar modelos consagrados como Polo, T-Cross e Taigo até 2030 na Europa, a montadora precisa preencher a lacuna com veículos que ofereçam segurança de autonomia e preço competitivo. A ameaça é real: a chinesa Leapmotor, agora associada à Stellantis, e a Renault já apostam nessa tecnologia híbrida.
VEJA TAMBÉM:

Ao contrário dos sistemas híbridos tradicionais, a Volkswagen testa na Europa um conjunto técnico distinto do utilizado na China. Segundo apurações da imprensa espanhola, a marca desenvolveu dois novos motores a gasolina dedicados exclusivamente à função de gerador: um bloco bicilíndrico de 1.0 litro e um tricilíndrico de 1.5 litro.
O motor menor já estaria equipando protótipos do futuro ID.2 (o sucessor elétrico do Polo). A arquitetura da plataforma MEB Entry permite a instalação deste pequeno propulsor sob o assoalho do porta-malas. Neste sistema, não há conexão mecânica com as rodas; o motor a combustão funciona apenas para carregar a bateria em movimento, ampliando o alcance do veículo.
Ainda há incógnitas técnicas. Estima-se que o motor 1.0 entregue cerca de 70 cv, enquanto o 1.5 chegue a 100 cv. A engenharia alemã agora estuda o equilíbrio do pacote: a inclusão do tanque de combustível pode exigir a redução do tamanho da bateria.
A estratégia sinaliza que a Volkswagen não descarta nenhuma ferramenta para manter sua relevância, criando uma “apólice de seguro” caso a demanda por elétricos puros na Europa não cresça na velocidade planejada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|