O que já se sabe do avião que caiu e gerou incêndio gigante nos EUA

Prestes a encarar 12 horas de voo, avião cargueiro estava lotado de combustível. Incêndio começou no motor esquerdo, ainda durante a decolagem

574397658 760873923672209 7026924093370760205 n
Queda do MD-11 da UPS gerou incêndio que se alastrou por vizinhança em Louisville (EUA) (Foto: Reprodução)
Por Eduardo Passos
Publicado em 05/11/2025 às 10h00

Um avião cargueiro gerou cenas impressionantes ao cair logo após a decolagem, no aeroporto de Lousiville, nos Estados Unidos. O cargueiro MD-11, da companhia UPS, gerou uma imensa bola de fogo, visível a dezenas de quilômetros de distância.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os três ocupantes do avião morreram, assim como quatro pessoas que estavam em imóveis atingidos. Segundo autoridades locais, 11 pessoas foram encaminhadas ao hospital e o número de vítimas ainda pode crescer.

O que aconteceu?

O MD-11 da UPS estava decolando de Louisville, no estado do Kentucky, com destino a Honolulu, no Havaí. Planejava-se um voo de aproximadamente 12h e 6.800 km. Por conta disso, o avião estava abastecido com 143 mil litros de combustível.

Segundo funcionários do aeroporto, a aeronave trimotor de matrícula N259UP atrasou a partida em cerca de 2h, por conta de problemas no motor esquerdo — chamado de motor nº 1.

G4 iFu8XMAAHQFe
Aeronave acidentada estava na UPS desde 2006. Antes, tinha servido como avião de passageiros na Tailândia (Foto: Reprodução)

Durante a decolagem, filmagens mostram esse motor sendo consumido pelas chamas. Posteriormente, constatou-se que a peça se desprendeu da aeronave ainda na pista. Além disso, especula-se que motor nº 2 (localizado na cauda) também pode ter sofrido falhas mecânicas.

Sem os motores em funcionamento, a performance foi seriamente comprometida. Em incêndios como esse, também é comum que os controles da aeronave sejam perdidos por danos aos cabos de controle.

ups2976 crash megathread v0 1an4awqn3czf1 jpeg
Motor nº 1 foi encontrado destruído nas margens da pista de decolagem (Foto: Reprodução)

Diante do cenário catastrófico, o MD-11 ainda tentou decolar. O voo, entretanto, durou apenas 1.026 metros, com altitude máxima de 54 m. Após essa distância, o avião colidiu com o solo, capotando enquanto explodia.

A aeronave atingiu um armazém de cargas da própria UPS, a cerca de 350 km/h. Por conta da inércia, partes do aparelho ainda atingiram outras estruturas na vizinhança.

Ainda nesta quarta-feira (5), a equipe de investigação do Painel Nacional de Segurança em Transportes (NTSB) dos Estados Unidos chegará à cena do desastre em busca de explicações. Conforme leis internacionais, os especialistas devem divulgar um relatório preliminar do acidente em até 30 dias.

A UPS informou que suspendeu as atividades em Louisville temporariamente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário