Omoda-Jaecoo confirma fábrica no Brasil e mira produção de 50 mil carros por ano

Submarcas da Chery usarão fábrica 'emprestada' enquanto monta base definitiva; plano inclui de carros flex a hub de exportação para a América Latina

Omoda 5 e Omoda 7
Omoda 5 e 7 marcam o início das operações da marca, que quer estar no top-10 do Brasil (Fotos: Omoda | Divulgação)
Por Eduardo Passos
Publicado em 03/11/2025 às 10h00

O grupo automotivo chinês Omoda-Jaecoo — uma divisão da Chery voltada ao exterior — confirmou oficialmente seus planos para a instalação de uma fábrica no Brasil. A meta da companhia é que a nova planta inicie suas operações na metade de 2026, visando atingir uma capacidade produtiva de 50 mil unidades anuais.

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O anúncio ocorreu durante a apresentação dos novos Omoda 5 e Omoda 7. Segundo Shawn Xu, vice-presidente da Chery International e CEO global da Omoda-Jaecoo, a produção local é parte fundamental da estratégia da empresa no país. “A fábrica é mandatória aqui. Não há nenhuma dúvida sobre isso”, afirmou o executivo ao Motor1.

Enquanto a planta definitiva não é concluída — um processo que a montadora estima levar de dois a quatro anos —, a Omoda-Jaecoo adotará uma operação escalonada. A empresa buscará parcerias com fabricantes já instalados no território nacional para iniciar a montagem de seus veículos em regime CKD (completamente desmontado) ou SKD (parcialmente desmontado).

Esta etapa intermediária servirá para acelerar a presença da marca no mercado e preparar a base industrial antes da operação completa.

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Base de exportações

A futura unidade brasileira da Omoda-Jaecoo não servirá apenas à demanda interna. O plano estratégico prevê que o Brasil funcione como uma base regional para a exportação de veículos para outros países da América do Sul.

Reforçando a adaptação ao mercado local, a empresa confirmou o desenvolvimento de um motor híbrido flex, projetado para operar com etanol. A expectativa é que essa tecnologia esteja pronta para equipar os veículos nacionais simultaneamente ao início da produção na fábrica, em meados de 2026.

Para viabilizar a planta, o volume de 50 mil unidades anuais é considerado essencial. Antes disso, a meta para 2025 é comercializar cerca de 5 mil veículos (entre híbridos e elétricos importados). Com a consolidação da produção local e a expansão da rede, a Omoda-Jaecoo projeta estar entre as dez maiores marcas do Brasil nos próximos três anos.

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