Opala de Stock Car que atingiu 315 km/h ganha exposição em museu
O modelo em questão é uma réplica do modelo dirigido por Fábio Sotto Mayor, que detém um recorde até hoje insuperado
O modelo em questão é uma réplica do modelo dirigido por Fábio Sotto Mayor, que detém um recorde até hoje insuperado
A primeira corrida de Stock Car do Brasil ocorreu em 1979 e teve como ator principal o Chevrolet Opala, carro utilizado por todos os 19 pilotos e equipes. Anos depois a competição ainda seguia com o modelo tão querido pelos brasileiros, apaixonados estes que se quiserem recordar a época de ouro do automóvel das pistas agora podem, já que uma réplica do icônico 6 canecos pilotado por Fábio Sotto Mayor está em exposição no Dream Car Museum, em São Roque (SP).
VEJA TAMBÉM:
Segundo afirma o próprio museu, está replica do Opala de Stock Car teve suas peças “garimpadas” para se tornar real. O famoso eixo diferencial Dana 44 e seu cardan foram encomendados para as fábricas de Gravataí e Sorocaba.
Já os componentes fabricados especialmente para a Stock Car criaram um outro cenário. Exemplo típico são as rodas de liga leve e os pneus Pirelli usados na época. O carro tinha um jogo de rodas originais para os pneus tala larga 265x40xR16 mas o recorde foi quebrado com um outro jogo, de aro 14, uma configuração mais baixa e mais agressiva, de acordo com a empreitada da quebra do recorde. Um colecionador tinha as rodas, pintadas de amarelo como as originais, e os pneus vieram de um fabricante do exterior.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Só esqueceram de incluir o autor dessa obra de arte, esse carro foi preparado na época por uma lenda, que atua até hoje na preparação de motores de Opala na old stock, Sylvinho, da Sylvinho Motores!