Operadora de navio que incendiou em alto mar proíbe carros elétricos
Após o navio Felicity Ace afundar, a operadora de transporte marítimo optou por proibir o frete de carros elétricos usados em seus navios
Após o navio Felicity Ace afundar, a operadora de transporte marítimo optou por proibir o frete de carros elétricos usados em seus navios
O navio Felicity Ace ficou em chamas e a deriva no oceano atlântico por dias, diante de todo o planeta. O incêndio durou tanto por ter sido causado pelo lítio das baterias de algum dos carros elétricos que estavam na embarcação. A Mitsui OSK Lines (MOL), empresa que opera o navio envolvido no incidente, declarou que não irá mais transportar elétricos usados.
A MOL é uma das maiores empresas especializadas no transporte marítimo de carros no mundo. Segundo a firma de advocacia Vinson & Elkins, esse incêndio foi o maior prejuízo no ramo, cotado em US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,3 bilhões).
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Um porta-voz da MOL comentou com o portal Splash sobre essa decisão da empresa. A empresa diz que o transporte de carros elétricos aumentou nos últimos anos e isso os obrigou a rever os protocolos de segurança. Outras transportadoras tomaram decisões parecidas.
Quando uma bateria de lítio se incendeia, a temperatura pode chegar a 2.700 graus célsius. A tática para apagar esse fogo é diferente, os sistema de supressão de fogo nos navios atuais não são capazes de controlar um incêndio desses. As técnicas conhecidas para o controle desse tipo de incêndio ainda não são práticas para serem aplicados em locais de espaço limitado.
Lembra do extintor que vinha nos carros? Ele não apaga esse tipo de incêndio de baterias e ainda pode render multa:
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Tem a opção de deixar desconectada a bateria do circuito elétrico/eletrônico do veículo,assim ela permaneceria sem fornecer corrente ao consumidor,nem carregando nem descarregando,não podemos esquecer que embora o veículo esteja desligado e a bateria conectada ao circuito ainda assim existem sistemas independentes de segurança e monitoramento que permanecem consumindo alguma carga por menor que seja…..
A bateria pode se incendiar mesmo desconectada, simplesmente por ela ter a carga elétrica interna e ter TB algum defeito de fabricação
carro eletrico so se for doado.
Acabei de cancelar a compra de um carro elétrico. A bateria de Lítio quando pega fogo não apaga tão fácil. Fico com a gasolina..
Faltou dinheiro ou inteligência…
Coisas de Brasil! Mas é melhor guardar em casa. Caso viaje para a Argentina, lá eles cobram o equipamento. Parece piada, mas tempos atrás, ao ser abordado por um guarda argentino, ele olhou os documentos do carro, viu que o ano de fabricação era 2017, deu uma risadinha e me pediu o extintor. Óbvio que eu não tinha e que me mordeu uma propina.
Comigo aconteceu a mesma coisa, mas eu paguei a multa, equivalente a R$ 42,00 na época. Bem mais barato que o extintor. Não importa o valor da multa, propina nunca é opção.
Vc ta certissimo! Propinas nunca foi opção.
Prefiro pagar a multa seja qua valor for,man não dou dinheiro a esses picaretas.
Solução simples: transportar os veículos em um navio e as baterias em outro. Mas ninguém gosta das soluções simples.
Não dá para separar a bateria do automóvel
As baterias do carro elétrico fazem parte do chassis