Órgão de segurança irá punir carros com excesso de telas no painel

Falta de resposta tátil prejudica segurança e obriga motorista a tirar olhos da tela, argumenta Euro NCAP, que passará a punir excesso de touchscreen

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Carros modernos vêm agrupando comandos essenciais em telas e superfícies táteis (Foto: Tesla | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 27/10/2025 às 19h00

O Euro NCAP, principal órgão de segurança veicular da Europa, anunciou mudanças rigorosas em seu protocolo de avaliação para 2026, com foco no combate ao excesso de touchscreen nos automóveis.

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Com as novas diretrizes, modelos que substituírem comandos essenciais por menus em centrais multimídia serão penalizados na pontuação final. A entidade argumenta que a ausência de feedback tátil obriga o motorista a desviar o olhar para operar funções do veículo, aumentando o risco de acidentes.

Para manter a classificação máxima de cinco estrelas, as montadoras terão de garantir controles físicos como botões, hastes ou interruptores, para cinco funções críticas: setas, pisca-alerta, buzina, seletor de marchas e chamada de emergência (e-Call).

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Outras funções relacionadas à condução — como limpador traseiro, ajustes dos espelhos, acionamento de faróis e ativação de sistemas de assistência (ADAS) — poderão recorrer a comandos por toque, desde que fiquem sempre visíveis, sem necessidade de navegação por menus.

Na categoria de conforto e multimídia, o protocolo também valoriza comandos físicos ou botões de acesso direto para recursos como sistema de som, chamadas telefônicas, ar-condicionado e navegador. Ajustes mais específicos do clima da cabine, como aquecimento de bancos ou volante, poderão permanecer em menus, mas os controles de temperatura e ventilação deverão estar fixos na tela.

As novas exigências tornam mais difícil a tarefa de fabricantes que apostam em painéis totalmente digitais, como Tesla e Volvo, de alcançar a pontuação máxima. O Euro NCAP cita estudos que indicam que ações simples em telas sensíveis ao toque podem levar o dobro do tempo se comparadas aos comandos convencionais.

O protocolo atualizado também incorpora critérios adicionais: painéis de instrumentos deverão apresentar informações essenciais, como velocidade e alertas de segurança, em posições que minimizem a distração do condutor.

Haverá ainda avaliações para sistemas de detecção de crianças deixadas no veículo e para airbags inteligentes, capazes de adaptar o nível de inflação ao perfil do ocupante.

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