Pagamento via Pix impedirá apreensão de veículo com débitos durante blitz

Projeto de lei propõe que motoristas e motociclistas possam quitar débitos de trânsito imediatamente por meio do Pix

Blitz da Polícia Militar do Acre
Em caso de parada na blitz, motoristas poderão quitar eventuais débitos pagando via Pix imediatamente (Foto: AGA | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 22/10/2025 às 19h00

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, em segundo turno, nesta terça-feira (21), o projeto de lei que institui o Programa de Regularização de Débitos de Veículos Automotores (PRDVA). A proposta, de autoria do deputado Fernando Pereira (PP), permite que motoristas e motociclistas quitem multas e IPVA de forma imediata, durante abordagens, utilizando sistemas eletrônicos de pagamento, como o Pix.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

O programa tem como objetivo facilitar a regularização de pendências financeiras e evitar a remoção de veículos em situações em que a irregularidade seja apenas de natureza econômica. No entanto, veículos envolvidos em ilícitos penais ou com pendências judiciais não serão contemplados pela medida.

VEJA TAMBÉM:

Segundo o texto, o pagamento eletrônico só poderá ser realizado quando houver disponibilidade técnica do sistema no momento da abordagem. A proposta também destaca que a quitação dos débitos impede apenas a apreensão do veículo, sem interferir nas demais penalidades previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9.503/1997).

Ainda conforme o projeto, o veículo será considerado licenciado em definitivo apenas após o processamento e a confirmação dos pagamentos, além do cumprimento das demais exigências legais aplicáveis.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário