Papamóvel do futuro vai ser SUV ‘reciclado’ e com motor 100% elétrico
A fabricante de carros elétricos Fisker apresentou sua proposta de um novo modelo para o Papa Francisco baseado no utilitário esportivo Ocean
A fabricante de carros elétricos Fisker apresentou sua proposta de um novo modelo para o Papa Francisco baseado no utilitário esportivo Ocean
O fabricante de carros elétricos Fisker fechou um acordo com o Vaticano para fazer o primeiro Papamóvel elétrico. O fundador da empresa Henrik Fisker diz ter sido inspirado pela preocupação do Papa Francisco pelos impactos das mudanças climáticas para as futuras gerações.
O designer se reuniu com o Santo Padre na última quinta-feira (20) onde apresentou algumas projeções de como será o novo papamóvel elétrico.
O carro será feito sobre o novo SUV elétrico da Fisker, chamado Ocean. Uma das promessas para o novo Papamóvel é que ele será feito com uso de materiais sustentáveis, como carpete feito com garrafas PET recicladas que foram coletadas nos oceanos.
VEJA TAMBÉM:
O novo transporte do pontífice também contará com um cúpula de vidro de acordo com as projeções feitas pela Fisker, o que destoa da preferência do Papa Francisco por veículos abertos. A previsão de entrega do Papamóvel elétrico é para 2022, mesmo ano do lançamento do Fisker Ocean.
O Fisker Ocean é um SUV que promete trazer a marca de volta aos holofotes depois do fiasco com o sedã Karma. O Ocean será o primeiro veículo 100% elétrico, abandonando o motor à combustão servindo de gerador para as baterias que era usado no Karma.
Segundo o fabricante a autonomia será de aproximadamente 563 km na versão Ultra High Range com mais de 300 cv — os números exatos ainda não foram divulgados.
O fabricante faz questão de destacar que esse é o veículo mais sustentável já feito: Além do já citado carpete de garrafas PET recicladas, o interior é anunciado como vegano e utiliza superfícies feitas com policarbonato e poliuretano.
Os bancos são forrados em um tecido chamado de Eco-Suede, que é feito com fibras de poliéster recicladas. E os componentes de borracha são feitas com sobras da fabricação de pneus que seriam descartadas.
Apesar do acordo da Fisker com o Vaticano, o SUV Ocean não será o primeira Papamóvel com zero emissões. Em outubro de 2020 o Papa Francisco recebeu a Toyota um Mirai.
O carro movido a célula de hidrogênio recebeu um espaço aberto ao gosto do pontífice onde ficaria o banco traseiro e o porta-malas do veículo. No lugar de usar baterias o Mirai utiliza as células de hidrogênio para produzir a eletricidade que alimenta o motor elétrico, o resultado desse processo é a emissão apenas de água.
Fotos: Fisker | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |