Motoboys organizam paralisação pedindo melhores condições de trabalho

Uma aliança de entregadores e motoboys independentes organizam a paralisação para o dia 25 de janeiro diante de centros comerciais importantes

shutterstock motoboy parado em sinal a noite com mochila verde nas costas
O lema da paralisação é "parem de nos matar" (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/01/2023 às 18h02

A Aliança dos Entregadores de Aplicativos anunciou que está articulando uma paralização dos motoboys no dia 25 de janeiro. O movimento deverá acontecer nos principais centros comerciais do Brasil, pontos de coleta e escritórios do Ifood.

Os motoboys estão reivindicando melhores condições de trabalho, a criação do fundo social para a proteção de trabalhadores e também uma participação nas discussões do governo acerca da regulamentação da profissão.

VEJA TAMBÉM:

Uma das lideranças do movimento, o entregador Jr. Freitas, disse à Folha de São Paulo que o governo Lula está ouvindo mais lideranças sindicais. Porém falta ouvir os trabalhadores, já que nem todos querem trabalhar no regime CLT.

O motoboy disse que a categoria está bem dividida sobre esse assunto. Muitos já se acostumaram com os aplicativos e pedem apenas por uma remuneração mais justa vinda das plataformas, que costumam ser abusivas com as condições propostas.

Os entregadores alegam que a remuneração atual muitas vezes nem cobrem os gastos com combustível e manutenção. Isso obriga que façam jornadas maiores e, assim, se arrisquem mais. O lema da paralisação será “Parem dos nos matar”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
UmQualquer 9 de fevereiro de 2023

Os aplicativos funcionam dessa mesma forma em países outros países. A galera fica nessa falsa ilusão de carteira e “direitos”. Quem só se fode é o prestador de serviço e o cliente final.
Lembre não existe direitos para o CLT. O CLT tudo é descontado do salário. Exatamente tudo.
Ta na duvida, procure um contracheque e veja.
É só fazer os cálculos. Não sabe fazer? Vai no YouTube que tem vídeos aulas ensinando.

Avatar
Matheus 7 de fevereiro de 2023

Não ta bom vai procurar outro emprego, SIMPLES.

Avatar
Andre 10 de janeiro de 2023

Esse serviço nunca valeu a pena, palavra de um ex-entregador, ele dizia que trabalhava só para colocar gasolina e fazer manutenção, nunca sobrava nada. Todo este sistema deve ser reavaliado. As empresas abusam, mas os trabalhadores se sujeitam e por isso pilotam de maneira irresponsável. Difícil…

Avatar
Carlos Roberto 6 de janeiro de 2023

Rota dupla e rota tripa isso tem que acabar é um absurdo se pelo menos pagasse por cada uma mais não paga uma e nem 10% dá outras isso é exploração e ainda fica ameaçando blokiar quando agente rejeita

Avatar
Gercivaldo araujo de sousa 5 de janeiro de 2023

Infood tem qui parar de mandar essas duas entrega, si pagasse as duas mais só paga uma, agora CLT eu não concordo regularizar?

Avatar
Eduardo Rodrigues 5 de janeiro de 2023

Todo apoio às manifestações dos trabalhadores entregadores. O povo que vende a força de trabalho e que tá sendo super explorado nesses aplicativos precisa de ajuda, apoio e projetos que os fortaleça, precisam se organizar e lutar sim até conseguirem mais dignidade no trabalho e nos salários

Avatar
Marcio antonio zafani 4 de janeiro de 2023

Os aplicativos estão esculachando nos . Exemplo 2 entregas na mesma rota porém nos só recebemos por uma entrega . Isso tem que acabar tem que ter fiscalização organização. . União entre nós entregadores .

Avatar
Deixe um comentário