SUV pagará quase R$ 200 para estacionar na cidade mais visitada do mundo
A prefeitura de Paris, na França, está tentando reduzir o tráfego para melhorar a qualidade do ar na cidade e a qualidade de vida
A prefeitura de Paris, na França, está tentando reduzir o tráfego para melhorar a qualidade do ar na cidade e a qualidade de vida
A cidade mais vistada do mundo está querendo tirar os SUV grandes e gastões de seu centro. A nova solução adotada por Paris, na Franaça, foi cobrar o triplo pelo estacionamento de veículos pesados, carros a combustão com mais de 1.600 kg e elétricos que pesem acima de 2 toneladas pagarão essa taxa elevada.
A solução foi votada pela população, que aprovou com 54,6% dos votos. Com isso, os SUVs e carros pesados pagarão €18 (R$ 96,38 em conversão direta) por hora para estacionar no centro e €12 )R$ 64,26)em outras partes de Paris.
VEJA TAMBÉM:
Segundo a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, essa tarifa nova é “uma forma de justiça social”. Segundo o jornal The Guardian, ela diz que a medida é sobre carros muito caros que são dirigidos por pessoas que ainda não mudaram seus comportamentos que contribuem no aquecimento global.
O parlamentar David Belliard diz que um SUV custa mais caro que o carro equivalente e são, geralmente, comprados por pessoas ricas. Por isso, essa medida será direcionada a eles e ajudará a financiar as mudanças nos espaços públicos para se adaptarem a atual crise climática.
Ele usou o exemplo de um motorista que terá de pagar €36 (R$ 192,79) para duas horas de estacionamento para seu SUV no centro de Paris, a cidade mais visitada do mundo. Esse custo pode incentivá-lo a procurar outra forma de transporte — e as alternativas já existem na cidade.
Cidades europeias mais antigas sentem bastante incomodo com o tamanho avantajado dos SUVs atuais. As ruas foram feitas em uma época onde os carros eram menores, modelos grandes atrapalham a circulação de outros veículos e pessoas.
Como o peso do carro foi usado como métrica para a taxa de estacionamento, alguns modelos que não são SUV receberão a taxa maior. A revista britânica Autocar listou o hatch médio Peugeot 308 Hybrid 180 como exemplo: o peso das baterias e do motor elétrico faz que ele pese 1.608 kg.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |