Muitas vezes, peças de modelos de luxo são compartilhadas com carros populares, e é possível economizar muito ao buscar uma segunda opinião
O britânico Carl Hartley, dono de Bugatti Veyron, passou por uma situação tanto quanto inusitada, e que diz muito sobre os custos absurdos que envolvem carros de luxo.
Tudo começou com um simples botão do espelho retrovisor solto. A peça, que faz parte do conjunto de ajuste do espelho lateral, estava um pouco desgastada após alguns anos de uso.
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Ao levar o carro à autorizada da Bugatti no Reino Unido, ele recebeu um orçamento impressionante: cerca de 11.400 libras (um pouco mais que R$80 mil) para consertar o espelho. Segundo a marca, seria necessário trocar todo o conjunto da porta, incluindo o espelho e o motor interno, para resolver o problema.
A reviravolta veio quando Hartley resolveu consultar um mecânico de confiança. Em vez de trocar tudo, ele identificou a verdadeira origem do defeito: uma pequena peça usada também em veículos comuns da Volkswagen.
Uma solução de apenas 0,89 libra, ou cerca de R$6. Com o reparo sendo feito em 20 minutos, e sem cobrar pela mão de obra.
Hartley aproveitou a experiência para alertar outros donos de supercarros sobre os riscos de confiar cegamente em concessionárias oficiais. Ele aponta que muitas vezes, peças de modelos de luxo são compartilhadas com carros populares, e que é possível economizar muito ao buscar uma segunda opinião, especialmente em oficinas de confiança.
Outro caso semelhante é um orçamento de mais de R$100 mil para a substituir um tanque de combustível de um Veyron, enquanto sensores importantes podem ser trocados por menos de R$100.
Apesar de parecer um detalhe técnico, esses exemplos revelam como o custo de manutenção de um carro de luxo pode ser inflado sem necessidade, e como o conhecimento técnico certo pode fazer toda a diferença no bolso dos proprietários.
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