Veículo de 2009 recebeu tratamento de fábrica inédito para a categoria e será utilizado em travessia em deserto do Oriente Médio
A Porsche tem uma divisão especializada em restaurar veículos antigos de alta raridade. Uma exceção, entretanto, foi aberta para um Porsche Cayenne de primeira geração, que, apesar dos 80.000 km rodados, foi transformado em zero-km novamente.
O veículo, um Cayenne GTS de 2009, é o primeiro da linha a passar pelo programa “Factory Re-Commission” da montadora. O SUV foi apresentado neste fim de semana, durante o festival Icons of Porsche, em Dubai.

O projeto foi encomendado pelo empresário e colecionador americano Phillip Sarofim. O objetivo do cliente é utilizar o carro para uma expedição no deserto de Rub al-Khali, nos Emirados Árabes, rebocando um trailer vintage da marca Airstream. Para atender à demanda, os ‘artesãos’ da Porsche realizaram uma reforma completa na mecânica e no acabamento do utilitário.
Esteticamente, o veículo recebeu modificações inspiradas na década de 1970: a carroceria foi pintada na cor “Blackolive” — do catálogo de amostras especiais da marca — com acabamentos em preto fosco nas saias laterais e rodas para reforçar o caráter off-road. Pneus de uso misto e um sistema de reboque adaptado completam o pacote externo.

No interior, a personalização seguiu o padrão de exclusividade da divisão Sonderwunsch. Logo, o estofamento combina couro na cor “English Green” com o tecido Pasha — padronagem xadrez psicodélica que marcou os esportivos da empresa nos anos 70 e 80. Detalhes em alumínio escovado foram inseridos nas portas e no painel para contrastar com os tons escuros.
VEJA TAMBÉM:
Segundo Alexander Fabig, vice-presidente de Individualização e Clássicos da Porsche, o projeto sublinha a mudança de status do Cayenne, que começa a ser tratado como “clássico recente”. Lançada em 2002 sob ceticismo de puristas, a primeira geração do SUV é creditada pela recuperação financeira da marca alemã no início do século.

A montadora não revelou o custo total da customização. O programa de recomissionamento de fábrica envolve desmontagem técnica e avaliação de viabilidade, sendo focado na criação de conceitos completos de veículo, e não apenas na instalação de opcionais isolados.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|