Pesquisa aponta desvalorização dos seminovos mais vendidos no Brasil
A Mobiauto fez uma pesquisa utilizando os carros seminovos produzidos entre 2019 e 2022 e constatou qual teve menor desvalorização recente
A Mobiauto fez uma pesquisa utilizando os carros seminovos produzidos entre 2019 e 2022 e constatou qual teve menor desvalorização recente
Depois de um período de alta incomum das cotações dos veículos seminovos durante a pandemia, fato ocorrido em razão da quebra de produção dos modelos zero km, a Mobiauto já havia alertado no final de 2022 para a reversão dessa escalada dos preços.
Com a regularização de produção nos últimos meses, em que praticamente não há mais falta de veículos novos para pronta-entrega, a tendência era que os seminovos – carros com até 4 anos de uso – ingressassem em um movimento de desvalorização. E foi exatamente isso o que a empresa advertiu em dezembro… e o que ela acaba de confirmar agora, em março, fruto de uma pesquisa exclusiva.
VEJA TAMBÉM:
A Mobiauto promoveu um levantamento com os dez modelos dez modelos mais anunciados em sua plataforma, e estendeu a pesquisa para veículos ano-modelo 2022, 2021, 2020 e 2019. Foram eles: Chevrolet Onix, Fiat Strada, Fiat Toro, Ford Ka, Hyundai HB20, Hyundai Creta, Jeep Compass, Jeep Renegade, Toyota Corolla e Volkswagen Gol.
A empresa fez a pesquisa de quanto esses carros custavam em fevereiro de 2022 e repetiu a apuração no mês passado. Best-sellers do mercado de seminovos, esses dez modelos, na média dos quatro anos-modelos pesquisados, tiveram uma depreciação de 5,39% de um ano pra cá. De acordo com Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, essa variação negativa de pouco mais de 5% indica uma acomodação nos preços que, quando vista em um período mais dilatado, indica que todos eles, sem exceção, continuam sendo classificados como “bons negócios”.
Castro Jr. explica o porquê: “Vivemos um período atípico, em que a falta de modelos zero km e os constantes aumentos de preços nos modelos novos acabaram por elevar as cotações dos seminovos entre 2020 e 2021. Carro não sobe de preço em mercados de economia estável como a nossa. Isso só ocorreu porque o zero ficou muito alto, faltou produto nas lojas, e o seminovo acompanhou a alta. Só que esses carros subiram mais de 20% nesse período. Essa queda no último ano de cinco pontos percentuais é ainda bem menor do que o que havia subido antes”, diz.
Mas alguns foram capazes de perder bem menos, o que indica, diretamente, que são “os melhores negócios entre os bons negócios”. Veja os dez com índices mais modestos de desvalorização no último ano.
Modelo | Ano/Modelo | Preços Fev/2022 | Preços Fev/2023 | Variação |
---|---|---|---|---|
Hyundai HB20 | 2021 | R$ 72.075,83 | R$ 71.576,76 | -0,69% |
Chevrolet Onix | 2020 | R$ 68.765,53 | R$ 68,001,13 | -1,11% |
Volkswagen Gol | 2019 | R$ 52.930,09 | R$ 52.142,99 | -1,49% |
Chevrolet Onix | 2019 | R$ 67.496,68 | R$ 66.387,98 | -1,64% |
Fiat Strada | 2019 | R$ 69.217,99 | R$68.064,59 | -1,67% |
Fiat Strada | 2022 | R$ 117.095,71 | R$115.031,74 | -1,76% |
Volkswagen Gol | 2020 | R$ 54.864,96 | R$53.760,70 | -2,01% |
Ford Ka | 2019 | R$ 56.634,45 | R$ 55.309,33 | -2,34% |
Hyundai Creta | 2022 | R$ 116.746,11 | R$ 113.876,49 | -2,46% |
Ford Ka | 2020 | R$ 59.057,33 | R$ 57.532,20 | -2,58% |
Qualquer percentual abaixo de 3% é visto como uma espécie de empate técnico. Ou seja: o cidadão que adquiriu um desses carros um ano atrás vai revendê-lo hoje por praticamente o mesmo valor que pagou”, exemplifica o CEO da Mobiauto.
Quando vistas as versões de cada um desses dez veículos, nos respectivos modelos 2022 a 2019, o universo da pesquisa abrange um total de 163 veículos pesquisados. E, por mais incrível que possa parecer, alguns deles ainda conseguiram ganhar preço e valorizaram de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023. Veja os três campeões:
Se os mais bem colocados na pesquisa indicam versões mais acessíveis, os três piores do ranking de depreciação, como seria de se esperar, prescrevem modelos mais caros, que se valorizaram muito durante a pandemia, e, passado o “regime de exceção”, começam a voltar aos preços mais coerentes.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |