Petrobras muda forma de reajustes nos preços dos combustíveis; entenda

Empresa petrolífera irá abandonar a paridade internacional como principal régua no cálculo dos valores da gasolina e do diesel

Na bomba de combustível, divida o valor do etanol pelo da gasolina para saber qual deles está mais vantajoso
Preços nas bombas terão menor variação (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 16/05/2023 às 09h26

A Petrobras anunciou o fim do PPI, a política de preços com paridade internacional, como base principal da estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina. Segundo comunicado pela empresa, os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio.

O fim do PPI na Petrobras signfica que os valores dos combustíveis nas bombas irão mudar com menos frequência. Ainda de acordo com a petrolífera, a estratégia comercial tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes.

VEJA TAMBÉM:

“Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suasmelhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializamcombustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”, informou a empresa por meio de Fato Relevante ao mercado.

Ainda de acordo com a Petrobras, a medida não impactará  a sua capacidade de investimento. “A precificação competitiva mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico, sob a premissa de manutenção da sustentabilidade financeira da companhia”.

PPI da Petrobras

Petrobras reduz o preço da gasolina e diesel para postos e distribuidores
Foto: Shutterstock

Desde 2016, a Petrobras praticava o chamado PPI, ou seja a paridade com o mercado internacional. Ela previa política avaliações para revisões de preços pelo menos uma vez por mês, e o valor da gasolina e do diesel acompanhavam a tendência do mercado internacional, poderia haver manutenção, redução ou aumento nos preços praticados nas refinarias.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário