Por que a Fiat vai vender a Landtrek, a anti-Hilux (e não a Peugeot)?

Picape estava confirmada para ser vendida com a marca do leão, mas mudanças de planos começaram a ser divulgadas pela imprensa

peugeot landtrek 2011pj010
Vinda da picape com a marca francesa estava confirmada (Foto: Peugeot | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 01/09/2022 às 10h03

Aguardada como a nova picape da Peugeot para o mercado brasileiro desde 2020, a Landtrek será vendida como Fiat. Quem antecipou a informação foi o jornalista Freire Neto, do site Motores e Ação e, em apuração nossa, foi confirmada pelo AutoPapo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Já de acordo com o jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, a Stellantis, irá vender a caminhonete nas redes das concessionárias das duas marcas: versões de entrada e intermediárias na rede Fiat e a top de linha com a marca Peugeot.

VEJA TAMBÉM:

Vidal ainda crava que o modelo terá o motor Blue HDI Peugeot 2.0 Turbo diesel. A potência é de 180 cv a 4.000 rpm e o torque de 40,8 kgfm a 2.000 rpm. O modelo poderá ter câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades da Aisin, com opção de tração 4×4 com reduzida.

No mais, a Peugeot Landtrek manterá várias das qualidades do projeto original, como grande capacidade de carga (as versões estrangeiras transportam até 1.200 kg) e o interior sofisticado. O desenvolvimento local já conta com profissionais da Fiat, que tem maior experiência com picapes.

Aliás, essa experiência da marca italiana com picapes – tem na linha hoje as best-sellers Strada e Toro – pode ser o diferencial que faltava para colocar a Landtrek como uma player competitiva entre as caminhonetes médias.

Em um segmento conservador em suas escolhas, encarar Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger requer a expertise adquirida pela Fiat com seus dois utilitários. Já a Peugeot teve dois fracassos ao tentar vender picapes no mercado brasileiro.

Peugeot 504

picape peugeot 504 pick up
Peugeot 504 foi a primeira picape da marca francesa no Brasil, mas vendeu pouco

O primeiro deles ocorreu logo após a abertura do mercado nacional aos produtos importados. Em 1994, a Peugeot 504 Pickup começou a desembarcar no país. A caminhonete tinha ótima capacidade de carga: suportava nada menos que 1,3 tonelada. Além do mais, vinha com um motor a 2.3 a diesel de 70 cv de potência (número que parece pífio atualmente, mas que estava coerente com o padrão dos veículos utilitários da época).

Apesar de ter adquirido boa fama pela sua robustez, o pós-venda da marca francesa na época,  em uma época na qual ela ainda era somente importadora. Relatos de falta de peças e de mão-de-obra especializada tornaram-se comuns.

Outro problema era o projeto ultrapassado: o sedan no qual a picape se baseava data de 1968! Em fim de carreira, a caminhonete acabou saindo de linha na Argentina em 1999, o que colocou fim às exportações ao Brasil.

Hoggar

Peugeot Hoggar
Em 2010, a Peugeot apostou na picape Hoggar (Fotos: Peugeot | Divulgação)

Em 2010, a Peugeot resolveu entrar no segmento de picapes compactas com a Hoggar, uma variante do hatch 207. O modelo tinha como principal atrativo a caçamba de 1.151 litros de volume: o maior da categoria na época. Já a capacidade de carga, de 660 kg, estava na média da concorrência.

Porém, a picape teve vendas pífias, e a produção em Porto Real (RJ) foi encerrada precocemente, em 2012. Pesaram a má fama das gamas 206 e 207 no que diz respeito à robustez da suspensão (item essencial em veículos utilitários) e a ausência de uma variação com cabine estendida.

Boris Feldman comenta esse fato:

Sinergia

Hoje, a Stellantis já vende o mesmo carro com as diferentes marcas do grupo. O furgão Fiat Fiorino, por exemplo, também é vendido como Peugeot Partner Rapid. Além disso, os furgões Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy tamnbém são o mesmo veículo com emblemas diferentes.

Também são praticamente o mesmo utilitário as vans Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper, mas, neste caso, o motor da marca italiana é diferente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário