Peugeot Oxia: o dia que o conceito veio secretamente ao Brasil
Em 1988, bem antes da Peugeot vender carros oficialmente no Brasil, o fabricante francês trouxe o conceito Oxia para o Brasil
Em 1988, bem antes da Peugeot vender carros oficialmente no Brasil, o fabricante francês trouxe o conceito Oxia para o Brasil
O Brasil só vê os carros conceitos quando o fabricante trazem para o Salão do Automóvel, mas em 1988 a Peugeot trouxe um por outros motivos. O Oxia era um supercarro que adiantava a linguagem visual dos novo carros da marca francesa e era um conceito funcional.
Ele veio ao Brasil para filmar um comercial que seria veiculado na Europa, usando como cenário as praias de Itanhaém (SP). A Peugeot trabalhou por quatro dias para filmar o Oxia, rodando com o carro por estradas fechadas e usando helicóptero para imagens aéreas.
VEJA TAMBÉM:
Infelizmente, não é possível encontrar mais essas imagens. No YouTube existem vídeos do conceito filmados na Europa, já esse comercial virou mídia perdida.
O Peugeot Oxia trazia um motor V6 2.8 biturbo montado em posição central e capaz de produzir 680 cv. Esse propulsor é derivado do motor PRV que era usado em carros médios e grande da marca, com a versão biturbo sendo desenvolvida para correr em protótipos de Le Mans.
O fabricante francês realizou testes de alta velocidade com o carro, chegando a atingir 350 km/h. Como referência, o carro de produção mais rápido do mundo na época era o Ruf CTR “Yellowbird”, que atingia 342 km/h.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |