Stellantis está construindo “autorama” do mundo real
A Stellantis em conjunto com uma concessionária de rodovia italiana criaram uma pista de testes com carregamento de bateria sem fio
A Stellantis em conjunto com uma concessionária de rodovia italiana criaram uma pista de testes com carregamento de bateria sem fio
Um clichê clássico da imprensa automotiva que está em desuso é dizer que algum esportivo “faz curva como se estivesse sobre trilhos”. A Stellantis está transformando isso em realidade, mas fazendo um autorama gigante para seus elétricos.
A ideia desse projeto é fazer uma pista onde os carros podem ter a baterias carregadas sem fios. A Stellantis é uma das empresas que trabalha na tecnologia de carregamento sem fio para veículos elétricos. Essa tecnologia já existe para aparelhos portáteis, mas a demanda por energia em um veículo é maior.
VEJA TAMBÉM:
Essa pista de 1.050 metros fica em uma área privada da concessionária A35 Brebemi, que é responsável pela autoestrada que liga Milão à Brescia. Seu nome é Arena del Futuro, Arena do Futuro em português. Por enquanto um Fiat 500e e um ônibus Iveco E-Way rodam em testes nessa pista.
A tecnologia do carregamento sem fio se chama DWPT (Transferência de energia sem fio dinâmica) e consiste em um fiações sob o asfalto que emitem a energia para os carros elétricos. Para alimentar essa pista a Stellantis usa 1 megawatt de energia.
O grupo já começou a trazer elétricos para o Brasil:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
No carregamento sem fios há muita perda de eletricidade… literalmente jogada fora… pois seria o mesmo que jogar bolinhas de papel(elétrons) em uma lixeira(bateria) distante e tentar acertar o máximo possível… tecnologia desenvolvida por Nicola Tesla e suas bobinas, há mais de 100 anos… não tem nada de novidade.