Deputada propõe fim do acúmulo de cargo motorista cobrador de ônibus

Segundo os apoiadores do Projeto de Lei, o exercício das duas funções é um risco ao motorista, passageiros e todos ao redor

motorista e ônibus trocador cansado
A atividade é perigosa e exaustiva (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 27/09/2024 às 09h00

Já está mais do claro que motoristas que cobram passagem, além de sobrecarregados, expõe os passageiros, pedestres e a si mesmo a acidentes de trânsito. Diante disso, o Projeto de Lei 2843/24 proíbe a acumulação de cargos de motorista de ônibus e de cobrador. A proposta estabelece pena de detenção de seis meses e multa para os proprietários de empresa que exigirem ou permitirem esta prática.

VEJA TAMBÉM:

A proposta é de autoria da suplente de deputada Loreny (Solidariedade-SP) – atualmente fora do exercício do mandato – apoiada pelos deputados Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Luiz Carlos Motta (PL-SP). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Loreny afirma que o acúmulo das funções de motorista e de cobrador nos transportes coletivos coloca em risco a segurança de passageiros, motoristas e pedestres, além de submeter os trabalhadores a condições precárias e degradantes.

A principal função do motorista é conduzir o veículo com total atenção e responsabilidade”, diz a autora. “Ao acumular funções, o motorista se vê obrigado a desviar a atenção da direção, e a distração aumenta significativamente o risco de acidentes”, acrescenta.

  • O projeto inclui a proibição no Código de Trânsito Brasileiro.

A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votada pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gloria 27 de setembro de 2024

Parece que esse pessoal anda na contramão do desenvolvimento. Hoje as pessoas portam mais cartões para pagar as passagens. Além disso as empresas fixam avisos que a nota maxima para troco pode ser afixada, seja de 20,00. Esse sistema está em operaçao em quase todo o mundo. Agora deveriam prever medida para quem pula a catraca ou entra no onibus pela porta errada para fugir de pagar passagem. Na Noruega a empresa de onibus vai para a delegacia e o individuo sofre la algumas restriçoes e o que tem de testemunhas ……

Avatar
Deixe um comentário